A melhor maneira de respirar durante a corrida

0

É muito comum que as pessoas encontrem uma certa dificuldade para respirar durante os exercícios aeróbicos, principalmente, durante as corridas. A respiração consegue interferir diretamente no desempenho do treino e a sensação de falta de ar, apesar de ser comum, não é nada agradável. Você precisa descobrir qual o seu ritmo sem passar por dificuldades.

Dica: Leia também nosso artigo sobre os tipos de ação muscular.

O treino deve ser gradual

Quando você começar a correr tente manter um ritmo com o qual você possa treinar e conversar com um amigo ao mesmo tempo. Vá acelerando o ritmo aos poucos e se a conversa começar a ficar desconfortável é porque o seu corpo não aguenta uma corrida como esta. Está na hora de desacelerar o passo.exe

Dependendo de como você respire, o organismo vai receber mais ou menos oxigênio. Normalmente, a nossa respiração é feita pelo nariz, mas durante a corrida é comum que passe a ser pela boca. Isso fornece uma quantidade maior de oxigênio aos músculos, mas é provável que você sinta uma dor em pontada, na região abdominal bem característica das corridas.

Se você tem o hábito de respirar inflando um peito, então será necessário trocar o ritmo. A respiração com a barriga é a mais adequada aos treinos. Para começar a treinar, deite-se no chão de casa e comece a respirar com a barriga. Perceba os movimentos que ela faz descendo e subindo. Depois, coloque uma mão na região do peitoral e outra na barriga e sinta se o movimento está sendo feito de maneira correta.

Leia também: Conheça os efeitos dos anabolizantes.aerobico

Como ajustar a respiração

Primeiro, perceba que será impossível manter um ritmo respiratório com inspirações profundas. A frequência aumenta e ela fica cada vez mais superficial. Mas, se você começar a sentir dificuldade para continuar, o melhor é parar um pouco e realizar respirações profundas.

Não adianta ir com muita sede ao pote porque isso só vai te prejudicar. O corpo acaba se adaptando a essa nova rotina para garantir o seu progresso. Quando você começa a correr com frequência, o corpo trata de produzir novas mitocôndrias, que são organelas celulares capazes de gerar energia e levar oxigênio para os músculos. Assim, o organismo acaba se adaptando e você vai conseguir correr por mais tempo.AquecimentoAs pessoas costumam fazer um tipo de contagem para acertar o ritmo: para dois passos temos uma inspiração e uma expiração. Isso se ajusta para alguns e se não for o seu caso, não tenha pressa de encontrar a sua maneira correta de respirar.

 

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais Dicas Legais

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui