Método para emagrecimento Fartlek

0

É um dos métodos de emagrecimento de maior eficácia. Nasceu na Suécia e logo quando surgiu era utilizado em treinamentos desportivos. Entre os benefícios que esse método traz para o desporto é o aumento da velocidade, maior resistência cardíaca e respiratória, além de melhorar a resistência muscular.

Dica! Conheça a dieta detox.exe

Após pesquisas, o Fartlek conseguiu ser direcionado para o treino de emagrecimento. Além de oferecer todas as vantagens citadas acima há uma grande perda de tecido adiposo e melhora no funcionamento do organismo como um todo.

O grande diferencial do método Fartlek é a forma como ele é feito. As sessões de treinamento impõem desafios que aumentarão gradativamente. Isso também faz com que os treinos sejam divertidos e desafiadores. A palavra Fartlek significa Brincar de Correr em nossa língua.

Como funcionaaerobico

A base dos exercícios são as mudanças na intensidade com que eles são feitos. O melhor de tudo é que o Fartlek é bastante versátil podendo ser treinado em pistas de atletismo, esteira ou em qualquer outro lugar que você queira. O ideal é seguir alguns passos básicos:

  • Como em qualquer outro treino, deve haver aquecimento;
  • Trote leve por 5 minutos;
  • A partir de agora começa o treino gradativo:
    • 3 tiros de 30 segundos cada com intervalos de 1 minuto com descanso dinâmico;
    • 3 tiros de 1 minuto com descanso ativo;
    • 3 tiros de 1 minuto e 30 segundos com descanso ativo;
    • 3 tiros de 2 minutos com descanso ativo;

Para finalizar o ideal é que nos 5 minutos finais você vá reduzindo a velocidade gradativamente até parar por completo. Saia da corrida indo para o trote leve e fechando com a caminhada.Efeito Rebote

Esse treino com base no tempo é só um exemplo e que pode ser tomado como base para outros. Por exemplo, se você está em uma esteira ou tem um aparelho para medir as distâncias pode fazer os tiros por metros. Começando com 50 metros e 100 de descanso, mais 3 tiros de 100 metros e 50 de descanso dinâmico e por aí vai.

Dica: Confira também nosso artigo sobre a dieta para ganhar massa muscular.

Funciona mesmo?

O estudo sobre o método Fartlek é recente, datando de 2013. A pesquisa foi realizada com 6 jovens com biotipo corporal parecido em altura e peso. Elas treinaram por 30 dias e os resultados foram animadores. A relação cintura e quadril melhorou 7% e o IMC em 20% ainda que a rotina alimentar delas não tenha sido avaliada.lesão

Para quem já leu alguma coisa sobre o treinamento intervalado ou já praticou vai achar o Fartlek bastante parecido. Se você está iniciando os exercícios de resistência agora é bom não ir com tanta sede ao pote. Faça tudo de forma gradativa e respeitando os limites do organismo.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais Dicas Legais

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui