Musculação Emagrece? Saiba Aqui

Será que musculação emagrece? Ou melhor, será que somente fazendo musculação será suficiente para você queimar gorduras indesejadas? Bom, estas e outras perguntas serão respondidas no texto de hoje. Por isso, acompanhe para entender tudo e tirar suas próprias conclusões.

musculação emagrece
Foto: Freepik

Musculação emagrece?

Antes de mais nada, precisamos entender o que faz o corpo emagrecer ou não. Basicamente, o consumo energético de qualquer atividade pode fazer você emagrecer. Por isso, sim, musculação emagrece! E talvez ela seja uma das principais atividades que, de fato, podem auxiliar no seu processo de emagrecimento saudável.

Quando falamos em dificuldades para emagrecer, formas de conquistar objetivos neste sentido ou treinamentos específicos para perda de gordura, não podemos deixar a musculação de lado. É claro que a prática de exercícios aeróbicos vai funcionar como um potencializador. Afinal, há um grande consumo de energia com corridas, caminhadas, etc.

Mas não podemos esquecer que o corpo em si, é um só. E este “um só”, também tem influência direta dos músculos. Ou seja, será que você conseguiria praticar exercícios aeróbicos com intensidade, para o longo prazo e de forma consistente, sem um bom preparo muscular? É difícil. Afinal, o corpo está propenso a lesões toda vez que você não prepara uma área a ser exercitada.

E neste caso, a musculação é fundamental para que você consiga adquirir força para aprimorar ainda mais sua perda de calorias.

musculação emagrece
Foto: Freepik

O treino de musculação ideal

Se musculação emagrece, qual seria o treino de musculação ideal para quem quer emagrecer? Bom, não há uma reposta certeira para isso. Afinal, não existe “receita” pronta. Você precisa considerar que cada corpo é único e cada organismo responde de maneiras diferentes. Por isso, o treino ideal de musculação é aquele que mais se encaixa com seu objetivo, saúde e organismo.

Recomendamos que você sempre conte com ajuda profissional para montar seus treinos, tanto de musculação quanto aeróbicos. E ajuda profissional, neste caso, é um professor de educação física e, claro um bom médico para avaliar seus limites. Não há qualquer benefício para o corpo em praticar exercícios errados, exagerados, fora de posição ou com cargas elevadas. Pelo contrário. Você precisa adaptar o seu corpo aos poucos para que não hajam lesões e tirem você do ritmo.

musculação emagrece
Foto: Freepik

Por que treinar musculação junto de exercícios aeróbicos?

Bom, conforme já entendemos, musculação emagrece por diversos motivos. Afinal, você estará gastando energia do seu corpo. E, quando isto acontece, automaticamente há uma perda de acúmulos. Os aeróbicos são essenciais neste processo. Mas, tonificar seus músculos é tão importante quanto.

E este é um dos pontos principais de fazer as duas coisas. Pois, conforme você vai adquirindo força ou mesmo fortificando seus músculos, você tende a melhorar ainda mais seu desempenho em aeróbicos. E isto, no longo prazo, é fundamental para perder peso de forma saudável.

A alimentação é um dos pontos-chave do processo

E, por último, não podemos esquecer do ponto-chave de todo este processo: a alimentação! Se ela não estiver correta e de acordo com suas necessidades energéticas, dificilmente você conseguirá perder peso. Por isso, conte sempre com a ajuda de um profissional de nutrição para que seus treinos se potencializem e, claro, sua saúde também.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui