Certamente você já ouviu falar e até já pode ter degustado a mussarela de búfala. Ela tem origem italiana e possui textura bastante cremosa o que faz com que ela esteja presente os mais diversos pratos da culinária de vários países. Como o próprio nome já diz, esse tipo de queijo é produzido a partir do leite de búfala.

A mussarela de búfala traz inúmeras vantagens em relação aos queijos produzidos pelo leite de vaca. Por exemplo, a Embrapa já confirmou que ela possui 59% de cálcio, enquanto que o queijo comum possui 48% desse mineral. Além disso, o leite de búfala possui bem menos colesterol e também outros tipos de gordura.

Mussarela de búfala faz engordar?

Veja qual é o melhor tipo queijo para inserir na sua alimentação.

E ainda tem mais! A mussarela de búfala possui boas doses de proteínas e vitamina A, vitamina B2 e vitamina D. Esta última é excelente para a manutenção do cálcio e especialmente importante para quem possui osteoporose. Mas como vocês sabem todo bônus tem um ônus não é mesmo? Então, antes de ir correndo comprar esse alimento que tal saber um pouco mais sobre o assunto?

Valor calórico da mussarela de búfala

Em apenas um pedaço de 15 g é possível encontrar 40 calorias. Mas não se espante. Ainda assim, a mussarela de búfala consegue ser melhor que os outros tipos de queijo. Vejamos:

  • Queijo Minas: 56 calorias em 15 g;
  • Queijo Provolone: 53 calorias em 15 g;
  • Queijo Cheddar: 61 calorias em 15 g;
  • Queijo Mussarela: 60 calorias em 15 g;

A diferença não é tanta assim, mas precisamos pensar a longo prazo. O queijo é um alimento que é consumido com certa frequência e em quantidade. Além disso, a mussarela de búfala é consumida também como ingredientes de receitas mais elaboradas como uma omelete ou torta, por exemplo.

Existem queijos melhores para serem consumidos quando o assunto é a quantidade de calorias. Por exemplo, o queijo ricota, possui apenas 20 calorias para cada 15 g e também tem o queijo cottage com 18 calorias para uma fatia com 15 g. Portanto, se a sua intenção é perder peso, esses dois tipos de queijo podem ser uma opção melhor.

Mussarela de búfala

Para os hipertensos de plantão

Já para aquelas que sofrem com a hipertensão arterial, a mussarela de búfala pode ser uma boa escolha já que possui menos gordura e também bem menos colesterol que os queijos produzidos a partir do leite de vaca. O colesterol ruim é o grande responsável por entupir os vasos e obstruir a passagem do sangue.

Porém, é preciso tomar um pouco de cuidado na quantidade que será consumida. É bom lembrar que a maior parte da gordura presente nesse tipo de queijo é saturada, a mais prejudicial para o coração. A quantidade máxima de gordura saturada que uma pessoa pode consumir por dia são 13 gramas. Também é preciso ficar atento ao teor de sódio preferindo sempre a marca que possui menos desse mineral.

Saiba mais sobre a Dieta Dash, feita para quem tem problemas cardiovasculares.

Como consumir a Mussarela de búfala

Antes de tudo é preciso pensar bem nos acompanhamentos que a mussarela de búfala terá. Comê-lo com pão branco pode deixar o seu lanchinho com mais de 300 calorias. Uma boa opção? Trocar pelo pão integral. Isso faz com que você reduza o número de calorias para pouco mais de 200 calorias. Também não adianta fazer uma torta e encher o recheio com esse queijo. Aqui, os exageros não são permitidos.

Consumir ou não a mussarela de búfala?

Tudo depende do seu objetivo. Se for emagrecimento, existem outros tipos de queijo menos calóricos como o cottage e a ricota. Mas, caso você seja hipertenso, a mussarela de búfala pode ser uma excelente opção. Para aqueles que querem passar a ter uma alimentação mais saudável, esse tipo de queijo é mais recomendado já que o seu valor nutritivo é maior quando comparado a outros tipos.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui