Nutrição esportiva: Saiba o que é e como pode ajudar no desempenho

Você sabe o que é nutrição esportiva? Nesse artigo você aprende um pouco mais sobre o que é e qual o objetivo desse tipo de nutrição. Se você já começou a praticar um esporte e quer se tornar um atleta, cuidar da alimentação é um dos passos mais importante.

Por isso tenha muita atenção a sua alimentação sempre. A nutrição esportiva vai te ajudar não apenas a ficar saudável, mas também a cuidar do seu corpo de forma a melhorar seu desempenho no esporte que praticar.

gordura

O que é nutrição esportiva

A nutrição esportiva está totalmente voltada para a alimentação e atividade física. É baseada em estudos de fisiologia e bioquímica do corpo humano. E tem sim como finalidade melhorar o desempenho físico nos esportes, pode ser de atletas ou jogadores.

A atividade esportiva também pode estar voltada para outras finalidades como emagrecimento ou ganho de resistência física. Nesse caso a nutrição esportiva também é aplicada. Afinal atividades esportivas costumam ser caracterizadas por ter alta intensidade.

Aproveite para ler nosso artigo sobre como exercícios moderados podem ser melhores a longo prazo

Profissionais para te ajudar

 

nutricionista

Nós não podemos recomendar um tipo de alimentação, a nutrição esportiva, assim como a alimentação no geral vai depender de acordo com as particularidades de cada indivíduo. Então faça o possível para procurar bons profissionais para te ajudarem.

No caso a nutrição esportiva está intimamente ligada a profissionais da educação física e nutricionistas. É legal procurar um bom nutricionista e um bom treinador ou preparador físico. Assim você com certeza vai conseguir evoluir na sua alimentação e no seu desempenho no esporte.

Aproveite e confira nosso artigo sobre a cadeira extensora.

Todo mundo pode aderir?

 

exercícios

Não. Se você só vai à academia eventualmente ou mesmo se exercitando diariamente com intensidade moderada, se não pratica esportes, o ideal é buscar o tipo de alimentação mais adequada para o seu estilo de vida.

Recomendasse procurar o nutricionista e conversar sobre seus objetivos, seja saúde, emagrecimento ou ganho de massa muscular. Também informe sobre a suas atividades físicas que pratica e ele vai avaliar qual o tipo de alimentação mais recomendada para você.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre 6 alimentos para comer no pré-treino

Alimentação e competição

 

fitness

Quem pratica esportes tem a alimentação modificada em épocas de competição. A nutrição esportiva varia de acordo com o período pré-competição, durante a competição e após a competição.

Mas no geral esse tipo de alimentação leva em consideração o balanço calórico, nutricional mineral, hídrico e vitamínico. Também tento como fatores importante os carboidratos. Que são a mais importante fonte de energia, algo indispensável para atletas. E as proteínas, que restitui estruturas corporais como pele e músculos. O que também demonstra ser algo muito importante para quem se exercita com alta intensidade.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais Dicas Legais

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui