O nosso corpo pode ser classificado de acordo com as proporções que cada parte dele toma com o passar do tempo. O tipo endoformo não é dos mais desejáveis pois, possuem grande tendência para acumular gordura. Ele já nasce com uma ajuda extra da genética é acumular mais tecido gorduroso do que as outras pessoas, assim ele sempre vai possuir um corpo de formas mais arrendondada e com menos massa magra. Ele já nasce com um maior número de adipócitos, que são as células de gorduras, e elas querem estar sem muito bem preenchidas.

 

gym

O que pode causar a obesidade

Talvez você não saiba, mas a obesidade é muito mais complexa do que parece. Você pode olhar para alguém que está acima do peso e achar que ele é assim porque não sabe controlar o quanto come. Mas, quando se trata de saúde e de como o organismo funciona, nada é tão simples. Os distúrbios glandulares, por exemplo, como o da tireoide, é uma das causas. De acordo com pesquisas a minoria dos obesos estão acima do peso por causa de problemas nas glândulas.gym

E a culpa é de quem? Os pesquisadores concluíram que a maioria das pessoas que estão acima do peso é porque possuem um metabolismo lento. Alguns defeitos genéticos foram identificados quando se trata de metabolismo basal, ou seja, queimar gordura mesmo estando em repouso. A forma que o corpo deposita gordura está alterada e assim, outros mecanismos como as altas taxas de insulina também começam a se apresentar e cada vez mais transformam fontes de energia como o carboidrato em depósitos de gordura.O biótipo do endoformo

A boa notícia é que esses mecanismos podem ser minimizados através de dieta balanceada e a prática frequente de exercícios físicos. No caso de modificações genéticas como o aumento de células de gordura não há muito o que fazer a não ser passar cada dia da sua vida sem exageros e evitando frituras, refrigerantes e excesso de açúcar na alimentação. A sua saúde agradece.

Recomendo que leia também nosso artigo sobre: Depressão e Obesidade – O que é? Como tratar?

O risco das dietas rápidas

Se você iniciou uma dieta de grande restrição alimentar, ou seja, aquelas que possuem menos de 900 calorias por dia você está apenas se enganando. Realmente a balança vai apontar números menores com o passar do tempo, mas quem lhe disse que aqueles quilos perdidos foram somente de gordura? Num tipo de dieta como essa, para cada quilo perdido, metade é de gordura e a outra é de proteína, ou seja, massa magra.braço gordo

Com essa perda o metabolismo de repouso fica prejudicado e o que acaba acontecendo é que as suas chances de ganhar os quilos perdidos aumenta de forma exponencial. É por isso que dietas restritivas são adequadas para perder peso, porém não para manter o corpo conquistado. Se a dieta for feita de maneira gradual de forma que o organismo possa de ajustar àquela nova realidade é muito mais provável que você mantenha os resultados que foram conquistados com muito esforço.

Qual o melhor tipo de treino para o endomorfogordo

O treino deve estar sempre adequado ao tipo físico que cada um tem. Se você é endomorfo já deve ter percebido que consegue acumular gordura facilmente. A regra número 1 para se seguir é a mais básica de todas: gaste mais do que consome. Não tem erro! Portanto, os exercícios aeróbicos devem ser intensos e de, no mínimo, 30 minutos por dia.

Já a musculação deve se seguir por 45 a 60 minutos mas, não ultrapasse esse tempo. Não se esquecendo é claro de levar algum alimento para servir como fonte de energia rápida. A quantidade de séries por cada grupo muscular deve variar entre 8 e 15 e as repetições devem estar, em média, em 16.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui