Ter vontade de comer algo pode dizer mais do que se imagina sobre o estado do organismo. Doces, frituras, pratos salgados e carboidratos surgem como tentações no dia a dia das pessoas.
Veja como contornar esses desejos repentinos e encontrar alternativas saudáveis.
Vontade de comer carboidratos
Quando a vontade de comer direciona a pessoa para pães e massas, isso pode indicar níveis baixos de energia. Mas essas mesmas comidas vão levar à mais vontade de comer algo pouco saudável.
Muito tempo sem comer ou comer carboidratos simples (farinha branca, açúcar refinado) faz com que o corpo peça algo rápido.
Se não tiver solução, tente os grãos integrais. Hoje em dia é fácil encontrar pães e massas feitas com farinha integral.
Doces e mais doces!
Uma pessoa consome, em média, 22 colheres de chá de açúcar por dia, mais de três vezes a quantidade recomendada. Colesterol alto e pressão alta são consequências estudadas desse apetite todo.
Um doce de padaria pode causar um pico de insulina e deixar a pessoa sonolenta, mal-humorada e novamente faminta em pouco tempo.
A solução? Frutas. Bananas e uvas são doces, saborosas e geram satisfação. Iogurtes integrais combinados também ajudam.
Se o desejo for específico por chocolate, deve-se dar preferência por itens com alto teor de cacau.
Em busca de comida salgada
Quando a pessoa está super estressada, as glândulas adrenais liberam cortisol, que podem fazer com que ela procure por alimentos gordurosos e salgados.
Por isso o stress está diretamente relacionado com o ganho de peso. Snacks preparados em casa, como grão de bico torrado com azeite de oliva e sal podem ajudar.
Aliás, um prato a base de grão de bico que pode ajudar na hora da gula é o hummus. Saiba mais em nossa matéria e conheça os benefícios do hummus.
Proteínas e satisfação
Parece loucura, mas algumas pessoas sentem desejo de comer alimentos altamente protéicos e realmente saudáveis. Carne de frango e peru, ovos são uma boa opção.
É possível levar ovo cozido para o trabalho, ou uma saladinha de peito de peru desfiado.
Louca por frituras
O corpo reage à baixa ingestão de gorduras ordenando que a pessoa ingira itens fritos ou que envolvam manteiga.
Por isso é importante não cortar totalmente a gordura do cardápio. As gorduras saudáveis vêm do abacate, castanhas e pasta integral de amendoim.
Quer comer…mas o quê?
Se a pessoa está com vontade de comer, mas não tem ideia do quê, o melhor a fazer é se hidratar. Água pura, com limão ou mesmo água de coco são ótimas opções para distrair-se dos desejos aleatórios.