O que é Alongamento? É realmente importante fazer?

Você sabe o que é alongamento? Muito se ouve falar desta prática no dia a dia das academias e de pessoas que buscam a prática de exercícios como rotina. De forma simples, o alongamento é uma forma de alongar os músculos antes de iniciar qualquer atividade e isto é muito tranquilo de ser entendido.

Mas, o que é alongamento dentro de um quadro de treinos em que o músculo recebe altas cargas de impacto? Qual a real importância de fazê-lo da forma certa? Se não alongar, o que pode acontecer?

Estas e outras perguntas iremos responder a partir de agora. Acompanhe o texto!

Para ler depois: Alongamento antes ou depois do treino?

o que é alongamento
Foto: Freepik

O que é alongamento?

Se você é novo na área dos esportes ou atividades físicas, talvez esteja tendo uma série de dúvidas a respeito de uma série de situações da academia ou do local que você treina. E uma destas dúvidas, talvez seja a respeito do alongamento. O que é alongamento, de fato?

O alongamento é uma forma de trabalhar o seu músculo para que ele saia da zona de conforto antes de uma atividade mais rígida. Muita gente simplesmente ignora a ideia de ter que alongar, o que pode ser um erro gravíssimo, uma vez que você estará preparando seu corpo para o treino.

O preparo é tão importante quanto o treino em si. Quer entender o motivo? Então, continue lendo.

Leia também: Aprenda a se alongar no seu cotidiano

o que é alongamento
Foto: Freepik

Qual a real importância de fazer alongamento?

Agora que você já entendeu o que é alongamento, está na hora de entender o que de fato faz o alongamento ser importante e crucial. Assim sendo, podemos ter o alongamento como um preparativo. Ou um aquecimento, se preferir. Você estará aquecendo os músculos para que eles possam “acordar”. Quanto mais acordados os músculos estiverem, melhor será seu rendimento e menos serão as chances de lesões.

Alguns benefícios do alongamento:

  • O músculo sai da zona de conforto;
  • O músculo prepara-se para cargas mais pesadas;
  • As lesões são evitadas de forma muito mais efetiva;
  • O músculo ganha resistência após um bom aquecimento;

Vamos entender cada ponto a partir de agora. Acompanhe.

Leia depois: Saiba como evitar lesões no treino na academia ou fora dela

o que é alongamento
Foto: Freepik

O músculo em estado de repouso precisa sair da zona de conforto

O primeiro quesito que faz do alongamento uma prática essencial, é tirar o músculo da zona de conforto. Isto é imprescindível para qualquer exercício de alta ou baixa intensidade. Quando seu músculo está “descansando”, ele não está preparado para fazer força e podem haver lesões graves a partir disso.

Evita lesões graves como rupturas e estiramentos

Quando você faz um alongamento bem feito, as lesões podem ser evitadas. Afinal, o músculo estará em estado de “alerta”, pois sabe que pode precisar fazer mais esforços em seguida. E isto faz com que estiramentos ou rupturas não aconteçam tão facilmente.

Proporciona mais resistência muscular durante o treino

Mais um benefício do alongamento, é a resistência que ele proporciona para o seus músculos. Quanto mais resistência você tiver, melhores podem ser o seus treinos e cargas. Por isso, preparar o músculo é tão importante quanto exercitá-lo com frequência. Cuide-se e bons treinos!

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui