O que é Funcional na Academia? Entenda Aqui

Você sabe o que é funcional na academia? Bom, esta é uma pergunta comum entre todas as pessoas que estão buscando uma melhoria na qualidade de vida por meio do esporte e atividades físicas. Por isso, não se preocupe: você não está sozinho! A verdade é que alguns termos técnicos são realmente difíceis de entender. Principalmente quando o assunto é academia.

Para quem já entende, torna-se fácil. Mas, para quem está começando agora, torna-se difícil. Por isso, se você quiser saber mais sobre o assunto e não “passar vergonha” quando for treinar, acompanhe o texto!

Para ler depois: Treinamento Funcional: o que é e quais os benefícios

o que é funcional na academia
Treino funcional com pesos – Foto: Freepik

O que é funcional na academia?

Entender o que é funcional na academia é muito simples. Basta associarmos a prática com o nome: funcional é o mesmo que funcionar. Logo, treino funcional significa um treino dedicado a fazer o corpo funcionar para o dia a dia. Nada mais do que isso!

Ou seja, o treino funcional é utilizado principalmente para conseguir manter a rotina em dia e não sofrer fisicamente com ela. Você irá melhorar a resistência do seu corpo, aumentará sua capacidade de fôlego, terá mais energia e terá mais saúde de forma geral.

Interessante, não é mesmo?

o que é funcional na academia
Treino funcional sendo praticado com cordas – Foto: Freepik

Quais os benefícios de fazer funcional na academia?

Agora que você já conseguiu entender o que é funcional, não podemos deixar de te ajudar a entender também os reais benefícios desta prática. Fazer o corpo funcionar nem sempre é fácil. E fazê-lo voltar a funcionar é mais difícil ainda. Ou seja, se por qualquer motivo você está sentindo algum tipo de limitação muscular ou cansaço excessivo, saiba que o problema pode estar associado a fatores como o sedentarismo.

E quanto antes você saber como sair do sedentarismo, melhor! E uma das portas de entrada para isso, é justamente o treino funcional. Ele consistirá em corridas ou caminhadas na esteira, pulos, atividades agachadas, força para puxar e diversas outras práticas relacionadas ao seu bem-estar no médio e longo prazo.

Entenda mais sobre os principais benefícios do treino funcional.

Leia depois: Lutas Associadas com Treinamento Funcional

o que é funcional na academia
Homem descansando após treino funcional – Foto: Freepik

Mais elasticidade nos músculos

Quanto mais elasticidade nossos músculos tiverem, mais eles poderão ser flexíveis e menos eles poderão ser sucetíveis a lesões. E o treino funcional proporciona este tipo de benefício no seu corpo. Pense que apenas a força de subir uma escada pode ser o suficiente para causar uma lesão muscular, caso você não esteja fisicamente preparado para isso.

Mais resistência para a rotina do dia a dia

Todos nós precisamos de resistência. Quanto maior ela for, maiores são as chances conseguirmos manter nosso dia a dia, de fato, em dia. Sem resistência, chegaremos em casa cansados, estressados e dificilmente estaremos prontos para fazer tudo novamente no próximo dia. E o treino funcional, mais uma vez, é ótimo para garantir mais resistência!

Mais energia mental e física

Conquistar energia é difícil. Principalmente mental. E um bom treino cansativo, por mais que possa soar contraditório, pode proporcionar muita energia. Afinal, ele fará você gastar todos os excessos do seu corpo e, em uma noite bem dormida, tudo estará recarregado de uma forma ainda mais positiva e forte.

treino
Mulher em treinamento funcional – Foto: Freepik

Melhoria na saúde de uma forma geral

E, por último, não podemos entender o que é funcional na academia, se não associarmos com a melhoria geral da sua saúde. O treino funcional não só garante tudo que mencionamos anteriormente, mas também, ajuda e muito o seu corpo a contrair anticorpos e fortalecer os sistemas de defesa. Além disso, você evitará doenças como diabetes e demais problemas cardíacos ou gorduras no sangue. Interessante, não é mesmo?

Leia também: Diferença entre musculação e funcional

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui