Você sabe o que é HIIT, o treino do momento nas academias? Pois bem, no texto de hoje, vamos entender tudo sobre esta febre que está ganhando cada vez mais adeptos no mundo inteiro. Na verdade, o HIIT não é uma modalidade de treino, como musculação ou aeróbico. Ele apenas é a descrição de uma metodologia que pode agregar diversos tipos de treinamentos.
Vamos explicar em seguida. Acompanhe!
Para ler depois: Fazer Aeróbico Antes ou Depois da Musculação?
O que é HIIT – High Intensity Interval Training?
Para entender o que é HIIT, basta você traduzir a sigla. Em inglês, HIIT significa High Intensity Interval Training. Ou seja, treino de alta intensidade com intervalos. A partir da própria tradução, podemos entender que HIIT nada mais é do que uma metodologia de treinos em que o aluno é submetido a grandes acelerações, em pouco tempo e com pequenos intervalos para recuperação.
O HIIT pode ser usado em diversos tipos de treino, desde musculação, até aeróbicos. Afinal, os fundamentos dele são iguais para qualquer modalidade de treino. A única adaptação feita é a necessidade de fazer o máximo que você pode, em menos tempo.
Veja um exemplo prático do que é HIIT em uma simulação de exercícios de musculação.
O aluno poderá fazer 4 tipos (ou mais) de exercícios diferentes, com 30 segundos de prática de cada um, um intervalo de 10 segundos para cada exercício e, ao fim do ciclo, um intervalo de 1 minuto. Fica assim:
- Exercício 1: 30 segundos > 5 segundos de intervalo
- Exercício 2: 30 segundos > 5 segundos de intervalo
- Exercício 3: 30 segundos > 5 segundos de intervalo
- Exercício 4: 30 segundos > Intervalo de 1 minuto
- Recomeça o ciclo
E assim sucessivamente, de acordo com o que o seu professor ou instrutor de academia sugerir.
Para ler depois: Quais são os erros no HIIT mais comuns entre os atletas?
Benefícios do treino HIIT
Agora que você já entendeu o que é um treino HIIT, vamos conhecer alguns dos ótimos benefícios dele. Há quem questione a efetividade do treino, uma vez que em 20 minutos pode-se ter uma queima de calorias equivalente a um treino convencional de 1 hora. Mas, isto dependerá de pessoa para pessoa e de metabolismo para metabolismo. Entre alguns pontos positivos do HIIT, estão:
- Queima de gordura;
- Otimização de tempo;
- Aceleração do metabolismo;
- Elevação da capacidade de superação;
Obviamente que diversos outros tipos de exercícios também podem queimar calorias e acelerar o metabolismo. Mas o HIIT é campeão neste sentido. Uma vez que o objetivo dele é justamente produzir mais em menos tempo. Além disso, este tipo de exercício tem um potencial enorme em criar em você sensações incríveis de bem-estar, devido a superação de recordes limites do seu corpo. Pois, aos poucos, as cargas vão sendo aumentas e os tempos também.
E, assim, você vai ficando mais forte e mais resistente.
Treine sempre com supervisão de um profissional
Por mais que o HIIT tenha um grande poder de mudança e possa ser feito em qualquer lugar, é fundamental treinar sempre com um acompanhamento profissional. Nunca deixe de encontrar um educador físico para guiar você e montar um treino de acordo com seu corpo e suas necessidades mentais e físicas.
Cuide-se e boa sorte!
Leia também: Porque praticar o treino HIIT
Acabei de chegar a conclusão de HIIT é o caminho perfeito para eu conseguir alcançar o meu objetivo, obrigado mais um vez Malhar Bem.