O que é Pilates? Vale à pena fazer?

Você sabe o que é Pilates? Certamente já ouviu falar desta expressão em algum momento da sua vida. Principalmente se você é iniciante ou está iniciando agora a sua caminhada em direção a uma vida mais saudável e menos sedentária.

A verdade é que o Pilates é um exercício que está vinculado a diversos fatores de melhorias no nosso corpo. Desde o condicionamento físico, até situações de equilíbrio mental. Mas, não é somente isso. E para entender tudo sobre o assunto, elaboramos um guia básico para que você se informe antes de começar o seu projeto.

Acompanhe!

o que é pilates
Prática de pilates – Foto: Freepik

O que é pilates?

Para entender o que é pilates é muito simples. Basta que que você associe a atividade com outra atividade física qualquer. Mas, é importante dizer: não existe qualquer semelhança entre o pilates e outras atividades. O ponto que queremos chegar, é que o pilates nada mais é do que uma forma de movimentar o corpo e, de fato, praticar exercícios!

Ou seja, é um exercício leve, prático, que pode ser feito por diversos perfis de pessoas (desde idosos, até atletas profissionais). E isto é realmente incrível!

O pilates em si é uma ferramenta fantástica e que pode colaborar com muitas situações da nossa vida. Principalmente situações relacionadas ao aumento da qualidade de vida e da saúde física e mental. Sim, a saúde mental é uma das mais privilegiadas quando a prática de pilates está em um nível de boa intensidade e regularidade!

Mas, além disso, outros pontos também podem e devem ser considerados a respeito da atividade. Continue lendo para entender.

Leia depois: O que é sedentarismo? O que é ser sedentário? Entenda aqui

moça se exercitando
Treino de pilates – Foto: Freepik

Pilates pode ser usado para emagrecimento?

Sim. O pilates ajuda emagrecer. Afinal, ele é uma atividade física como qualquer outra. E isto, por si só, já garante muita qualidade e equilíbrio no seu processo de emagrecimento. Porém, não espere que os resultados apareçam do dia para a noite, ok? O pilates é incrível, mas assim como qualquer outra atividade, é fundamental considerar o longo prazo para colher os melhores frutos.

o que é pilates
Mulher treinando pilates – Foto: Freepik

Quais tipos de pessoas podem praticar pilates?

Diversos tipos de pessoas podem praticar o pilates. E este é um dos fatores mais incríveis da atividade, pois garante que muitas pessoas possam aderir um exercício físico no dia a dia. E, como você sabe, a importância de sair do sedentarismo e praticar uma atividade é muito grande. Faz bem para tudo e mantém a sua saúde em dia!

Quais os principais benefícios do pilates?

Agora que você já sabe o que é pilates, vamos entender um pouco melhor os seus benefícios? Separamos uma lista com alguns dos principais. Veja só.

o que é pilates
Treinando pilates – Foto: Freepik
  • Aumento da resistência do corpo e da mente;
  • Mais flexibilidade;
  • Melhor condicionamento respiratório;
  • Melhora a postura e a musculatura;

Muito legal, não é mesmo? O pilates é de fato um dos exercícios mais incríveis que um ser humano pode praticar, pois ele possui adesão, flexibilidade e praticidade! Pratique pilates com orientação de seu médico ou profissional de educação física e cuide-se!

Leia também: Como emagrecer com posturas de yoga em casa

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui