O que é sedentarismo? O que é ser sedentário? Entenda aqui

Você sabe o que é sedentarismo? Ou melhor, você sabe o que é ser sedentário? Bom, esta é uma das expressões mais populares nos dias de hoje quando o assunto é saúde. Afinal, cada vez mais as pessoas estão sendo estimuladas a praticarem exercícios físicos para cuidar de si mesmas e, claro, promover mais qualidade de vida e bem-estar.

Porém, algumas coisas muitas vezes não são devidamente entendidas. E isto acaba gerando confusão e muitas vezes afastando alguém de uma prática saudável ou de uma vida um pouco mais leve. E, o pior disso tudo, é que algumas coisas acabam então se destacando, como as famosas dietas radicais.

Bom, antes de mais nada, é importante saber que sem esforço, não se tem resultados. E os resultados precisam vir acompanhados de uma vida equilibrada e tranquila. Desta forma, acompanhe o texto e saiba mais sobre o assunto.

o que é sedentarismo
Foto: Freepik

O que é sedentarismo?

Mas, o que é sedentarismo? E o que isto tem a ver com ter ou não uma vida mais saudável? Bom, basicamente, sedentarismo ou ser sedentário significa ter uma vida parada, sem nenhum tipo de prática de exercícios. Por isso na introdução deste texto, mencionamos a importância de ter uma vida equilibrada. Este equilíbrio, no caso, significa uma mistura entre descanso, treinos e alimentação.

Quanto mais você conseguir unir estes três itens de uma forma que nenhum deles seja exagerado, mais a sua vida será equilibrada. E para sair do sedentarismo você precisa, antes de mais nada, entendê-lo. De fato, ele é muito ruim para o corpo. Quanto mais parado você ficar, maiores são as chances do corpo “enferrujar”.

Veja abaixo alguns malefícios do sedentarismo.

o que é sedentarismo
Foto: Freepik

Consequências do sedentarismo para a saúde

Infelizmente, o sedentarismo afeta milhões de pessoas. E muitas vezes estas pessoas sequer sabem o que é sedentarismo. Ou seja, estão longe de qualquer tipo de mudança positiva. E as consequências, na grande maioria dos casos, são muito ruins. Veja algumas delas logo abaixo.

Aumento da probabilidade de doenças cardíacas

O sedentarismo é um dos principais contribuintes a se ter doenças cardíacas. Ou seja, ele é um dos principais causadores de qualquer tipo de desordem no coração e nas artérias. Além disso, uma pessoa sedentária tem chances relativamente maiores de ter um acidente vascular cerebral (AVC) ou doença como diabetes. Afinal, o sangue armazena uma série de substâncias ruins. Logo, o que se desencadeia disso não pode ser menos do que algum tipo de doença.

Acúmulo de energia

Acumular energia de forma desnecessária é muito ruim para o corpo. Por exemplo, comer uma quantidade excessiva de comida quando o corpo não precisa faz com que esta comida (energia) fique estocada em forma de gordura. Logo, quanto mais sedentária for uma pessoa, mais gordura estocada ela terá.

o que é sedentarismo
Foto: Freepik

Falta de resistência

Resistência é uma das necessidades mais amplas para se ter qualidade de vida. Uma pessoa sedentária, infelizmente, tem pouquíssima resistência para qualquer tipo de atividade. Muitas vezes, torna-se difícil até mesmo subir alguns lances de escada, onde a respiração fica comprometida.

Por isso, todo cuidado é pouco. Agora que você entendeu o que é sedentarismo e sabe o quão ruim ele é para saúde, compartilhe com seus amigos!

Para ler agora: Saiba como finalmente deixar o sedentarismo

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui