Quem não quer perder aquela gordura que tanto incomoda? Tanto homens quanto mulheres estão em busca do corpo perfeito e também de uma boa saúde. Cuidando agora para que mais tarde uma séria de doenças sejam evitadas. Uma boa forma de ajudar o corpo a eliminar gordura é consumindo alimentos termogênicos.
O que significa ser termogênico?
Mas, você sabe o que são as substâncias termogênicas? Elas são responsáveis por acelerar o metabolismo do corpo e com isso, o nosso organismo consome mais energia para fazer as suas funções diárias. Um detalhe: o termogênico não funcionará de maneira satisfatória se você não estiver praticando uma atividade física ok?
Existem muitos termogênicos que são sintéticos, ou seja, vendidos em cápsulas. Porém, é muito mais saudável e recomendado que você consuma alimentos termogênicos, que são naturais e que não causam efeitos adversos como as pílulas e cápsulas vendidas em potes. Veja abaixo quais são os alimentos termogênicos que você deve colocar na dieta para acelerar o seu metabolismo e aumentar o gasto calórico.
Chá Verde
Creio que esse seja o mais famoso dentre todos os alimentos que serão citados aqui. Quem nunca ouviu falar do poderoso chá verde e de suas propriedades termogênicas? Suas folhas possuem cafeína e com isso conseguem aumentar o metabolismo. Outra vantagem que ele apresenta é a sua propriedade antioxidante.
Saiba tudo o que precisa saber sobre o chá verde e suas propriedades.
Óleo de Coco
Outro alimento que também já está bastante famoso no mercado por ajudar na redução da gordura localizada. Ele possui triglicerídeos de cadeia média e por isso conseguem ser facilmente transformado em energia em vez de ser estocado na forma de gordura como acontece com a maioria das gorduras. Também possui propriedades antioxidantes além de fortalecer o sistema imune e a saúde cardiovascular.
Veja quais são os vários benefícios que o óleo de coco oferece para a nossa saúde.
Vinagre de Maçã
Esse também já é conhecido por muitos. Algumas pessoas tomam um copo de água com vinagre de maçã sem álcool antes do almoço. O ideal é consumir cerca de 1 a 1 e meia colher desse tipo de vinagre 2 vezes por dia. Você pode ver que algumas pessoas dizem ter efeito na redução da circunferência abdominal, mas não há comprovações.
Chá de Hibisco
Mais um chá que consegue acelerar o metabolismo e fazer com que o corpo gaste mais energia que o normal. A matemática para quem quer perder peso é bem clara: gaste mais do que consome. Neste aspecto o chá de hibisco certamente irá ajudar.
Gengibre
Uma raiz para qual muita gente torce o nariz pelo seu gosto forte. Porém, é um excelente agente termogênico além de melhorar o sistema imune combatendo inflamações. O gengibre consegue elevar o consumo de calorias em mais de 10%. Uma ótima forma de consumi-lo é em sucos usando-na forma de pó facilmente encontrado em lojas de produtos naturais.
Pimenta Vermelha
A pimenta sempre foi bastante usada como tempero para alimentos, desde os primórdios dos tempos. Esse alimento é rico em capsaicina, uma substância que aumenta a quebra da molécula de gordura fazendo com que ela seja mais fácil de ser transformada em energia.
Canela
Outro tempero que já fui muito utilizado na conservação de alimentos e que hoje é bastante usado em pratos doces e também na forma de chá. Ela aumenta o metabolismo e ainda possui uma boa quantidade de cálcio em sua composição.
Cafeína
Quando se fala em cafeína o primeiro pensamento que vem à mente é o café de todo dia. A cafeína não apenas aumenta o metabolismo como também melhora o desempenho e deixa o nosso corpo com mais disposição para as atividades do dia a dia.
Água Gelada
Aqui não é bem a água que é termogênica e sim a lógica da água gelada no nosso metabolismo. O nosso corpo precisa de uma temperatura ideal para exercer as suas funções, por mais básicas que sejam. Quando tomamos água gelada a temperatura interna diminui e o nosso corpo precisa acelerar o metabolismo para manter a temperatura adequada. Porém, o efeito dessa técnica é muito pouco se comparado aos outros alimentos.
Alimentos ricos em ômega 3
O ômega 3 é uma gordura saudável bastante encontrada em peixes como a sardinha, o atum e o salmão. Ele tem o poder de acelerar o metabolismo basal e ainda ajuda a reduzir a retenção de líquidos no corpo.
Contraindicações e efeitos colaterais dos alimentos termogênicos
Se você tem dificuldade para dormir, o uso de alimentos ou qualquer substância termogênica deve ser evitado. Quando o nosso metabolismo acelera ficamos em estado de alerta e dessa maneira e praticamente impossível que o nosso organismo se prepare para dormir.
Outro grupo que não deve consumir os alimentos termogênicos são os portadores de hipertireoidismo já que essas pessoas já possuem o metabolismo bastante acelerado. O consume desses alimentos por esse grupo pode levar a doenças graves.
Portadores de hipertensão arterial e doenças cardíacas também não devem consumir substâncias termogênicas. Como o metabolismo fica acelerado, o sangue corre mais rápido através dos vasos e o coração pode não acompanhar esse ritmo causando uma disfunção no ritmo dos batimentos cardíacos.