Você já se deparou com uma fruta de cor vermelha e cheia de “pelos” por toda a casca? Então, provavelmente, você sabe o que é e já viu uma lichia. Ela não é uma fruta muito comum ainda na mesa do brasileiro, mas está se tornando cada vez mais popular tanto pelo seu sabor quanto pelos seus benefícios.
Essa fruta aparece por aqui mais durante o verão e possui origem chinesa, mas conseguiu se adaptar muito bem ao solo e clima do nosso país. Veja agora quais são os vários benefícios que a lichia oferece para a nossa saúde.
Os benefícios da lichia
Mais saúde para cabelos, pele e unhas
A vitamina C presente na lichia é um poderoso agente antioxidante, ou seja, ajuda a retardar o envelhecimento celular e com isso deixa a pele mais jovem. Além da C, a vitamina B também está presente e ajuda no crescimento dos fios e também no fortalecimento do folículo capilar. Outro benefícios da vitamina B é o fato dela acelerar também o crescimento das unhas e melhorar a sua aparência.
Atua na hipertensão arterial
A lichia ajuda o sistema cardiovascular de 3 maneiras. A primeira delas é através da presença de um antioxidante chamado de proantocianidinas que aumentam o bom colesterol (HDL) e diminuem o colesterol ruim (LDL). A segunda é pela presença do oligonol, um tipo de polifenol presente na fruta e que ajuda a reduzir as taxas de gordura visceral que prejudica a passagem do sangue pelos vasos.
Por fim, mas não menos importante, a terceira forma pela qual a lichia ajuda portadores de hipertensão arterial é pelo fato de conter muito potássio, um mineral essencial, que atua com o sódio para manter os níveis de pressão arterial de forma equilibrada.
Além desse benefício, o potássio é muito importante para o treino de musculação.
Ação anti-inflamatória e antioxidante
Como o próprio nome já diz, a lichia ajuda a reduzir os processos inflamatórios no organismo. Isso acontece também pela presença da vitamina C que fortalece o sistema imune.
Já os agentes antioxidantes reduzem a velocidade de envelhecimento celular e também diminuem os dados que os radicais livres podem causar ao material genético na hora de duplicar a célula e o DNA. Desta forma, a ação antioxidante também previne contra doenças graves como a formação de tumores.
Reduz a cãibra
É muito comum sentir cãibras durante ou mesmo logo após o treino de musculação. Uma das causas que pode estar por trás desse acontecimento é pela deficiência de potássio. Portanto, o consumo de lichia pode ajudar a evitar a cãibra que pode ser bastante dolorosa.
Lichia emagrece?
Um estudo realizado no Japão analisou o consumo de lichia por alguns voluntários durante 10 semanas. Depois desse tempo os pesquisadores concluíram que aqueles que consumiram o extrato de lichia conseguiram reduzir em até 15% a gordura abdominal.
Porém é preciso ter consciência de que não adianta consumir lichia o tempo todo se você ainda consome uma grande quantidade de alimentos calóricos e não praticar exercícios físicos. É preciso que ocorra uma junção de fatores neste aspecto. A lichia possui poucas calorias, em 100 g encontramos apenas 66 kcal e 16,53 g de carboidratos.
Desvantagens da lichia
Bom, como essa fruta só dá durante o verão, o preço por quilo costuma ser elevado e não há como consumi-la durante todo o ano. Uma forma de manter o consumo é através de cápsulas do extrato de lichia que pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e farmácias.
Contraindicações da lichia
Não há nenhum relato de contraindicações que sejam comprovadas. Como é uma fruta como qualquer outra, ela costuma trazer mais benefícios do que malefícios. É preciso tomar cuidado apenas para alguns detalhes por conta da sua composição.
Por exemplo, como lichia é rica em potássio, portadores de doenças renais devem ter mais cuidado com o consumo. Os diabéticos também precisam ficar atentos por conta do açúcar na fruta. No mais, é necessário investigar algum tipo de reação alérgica que já tenha ocorrido.