Conheça os benefícios da Rúcula

0

Eis uma hortaliça que tem muita gente fazendo cara feia quando a vê no prato. A rúcula não é um vegetal muito popular na mesa do brasileiro apesar de todos os seus benefícios para a saúde. É preciso saber usá-la e apreciá-la já que possui um sabor forte e um gosto levemente picante.

Composição da rúcula

Essa folha é rica em substâncias antioxidantes tornando-a uma boa aliada contra os radicais livres que modificam o nosso material genético e causam doenças. Outros componentes encontrados são os carotenoides e sais minerais como potássio, ferro, cálcio e manganês.rucula

Outra substância muito importante encontrada na rúcula são os fitoquímicos. São compostos que agem no nosso corpo deixando o sistema imune mais forte e com mais condições de combater eventuais doenças. Dentre as patologias que os fitoquímicos ajudam prevenir estão a hipertensão arterial, problemas na visão e o câncer.

É muito mais comum vermos as pessoas comendo alface, principalmente no almoço ou em lanches. Porém, a rúcula possui muito mais nutrientes. Por exemplo, ela contém 8 vezes mais cálcio que o alface e 4 vezes mais ferro se formos pensar na mesma quantidade das duas hortaliças. Além disso, também possui mais vitamina K, vitamina A e vitamina C.

Os benefícios da rúcula

Previne o câncerrucula

Por conter uma grande quantidade de agentes antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e também de fitoquímicos que aumentam a nossa resistência fortalecendo o sistema imune. Além disso, a presença de uma substância chamada de sulforafano, presente na rúcula, consegue inibir uma enzima que está diretamente relacionada com a multiplicação de células cancerígenas.

Melhora as funções cerebrais

A vitamina K ajuda a fortalecer o sistema nervoso, melhorando a transmissão de sinais e também prevenindo a deterioração dos nervos e das sinapses. Como a rúcula contém uma boa quantidade de vitamina K é muito importante que ela esteja sempre presente na sua alimentação.rucula

Maior oxigenação no músculo

Para aqueles que praticam atividade física, seja aeróbica ou anaeróbica, ter um músculo sempre bem oxigenado é importante para melhorar a performance muscular e poder aumentar a intensidade dos treinos. A rúcula contém uma boa quantidade de nitrato que consegue aumentar a concentração de oxigênio nos músculos.

Previne a osteoporose

A deficiência de vitamina K também está associada à desgaste ósseo. Essa vitamina consegue aumentar a absorção de cálcio pelos alimentos e também reduz a sua perda através da urina. Como a rúcula contém uma boa dose de vitamina K, ela se torna excelente para a alimentação, especialmente dos idosos.rucula

Saudável para a visão e para a pele

A vitamina A já é velha conhecida como a substância que melhora a visão, especialmente a visão noturna. A presença dessa vitamina no organismo ajuda na produção do betacaroteno, responsável por aumentar a acuidade visual.

A vitamina C, que também está presente, é um bom antioxidante, auxiliando na desaceleração do envelhecimento celular. Além disso, quanto mais vitamina C no organismo maior a produção de colágeno. Essa proteína aumenta a elasticidade e a firmeza da pele minimizando rugas e linhas de expressão.rucula

Melhora a digestão

Existem algumas pessoas que sofrem com a dor de estômago porque produzem ácido gástrico de forma excessiva. Esse comportamento anormal do estômago prejudica o digestão. A rúcula pode ajudar controlando a produção de bile que tem como função principal degradar a gordura dos alimentos.

Bom para a perda de peso

Quem precisa perder peso pode adicionar rúcula na dieta já que a quantidade de calorias que ela apresenta (apenas 10 calorias para 2 xícaras de rúcula). Além disso, possui muitas fibras dando uma sensação de saciedade mais prolongada.rucula

Como consumir rúcula

Para colocar na salada, escolha as folhas mais jovens e de uma cor viva. Já as folhas mais velhas são ótimas para preparar pratos quentes como sopas ou mesmo serem colocadas em cima da pizza. A rúcula também é uma boa opção para variar os ingredientes do suco detox.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui