Os benefícios do treino de pular corda

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Apesar de ser uma brincadeira de criança, pular corda é um excelente exercício para todo o corpo, principalmente para quem está querendo perder peso. É mais uma ótima opção de exercício aeróbico e pode ser realizado todos os dias. Mas, mesmo sendo um movimento tão simples é preciso ter alguns cuidados durante o treino.

Pular corda para emagrecer e perder medidascorda

Quem não quer ter uma barriga livre daquelas dobras indesejáveis? O treino de pular corda é extremamente indicado para esse objetivo. Não se culpe se você não conseguir ficar pulando nem meros 5 minutos inicialmente. Esse é um tipo de exercício que demanda muito do corpo e, portanto requer uma grande quantidade de oxigênio. Isso só se consegue com o passar do tempo quando ocorre o aumento de mitocôndrias nas células, responsáveis pela produção de energia.

Quem pode ou não pular cordacorda

Como acabei de dizer acima, esse exercício é excelente para quem quer perder gordura, mas, não é indicado para pessoas obesas. Isso porque, no momento de repouso no solo gera um alto impacto e para quem tem excesso de peso pode ser o início de problemas articulares. E falando nisso, pessoas portadoras de doenças articulares não devem fazer uso desse exercício a não ser sob orientação profissional.

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Como realizar o treino de pular cordacorda

Uma alternativa que pode ser usada para esse grupo de pessoas é pular corda sobre uma cama elástica. Há a vantagem de reduzir o impacto no momento do repouso, mas a intensidade e o esforço usado no exercício serão menores. A força necessária para pular será reduzida pela ajuda da impulsão que a elasticidade da cama elástica proporciona. E, além disso, é necessário maior coordenação motora e equilíbrio para realizar o treino dessa maneira.

A melhor maneira de usar o treino de corda é fazendo um treino intervalado, usando outros exercícios. Por exemplo, você pode intercalar 30 segundos pulando corda de forma intensa com 5 minutos de caminhada leve a moderada e realizar 10 agachamentos. Repetindo o processo de 8 a 10 vezes é possível ter um resultado bem interessante.

O local onde será realizado o treino também deve ser observado com cuidado. O chão não deve ser liso demais para evitar quedas e preste atenção se há algum tipo de desnível. O calçado também é muito importante e deve possuir um bom sistema de amortecimento como os tênis apropriados para corrida.

É prático e dá resultados

Pular corda ajuda a tonificar bastante os membros inferiores, principalmente panturrilhas, coxas e glúteos. Também é interessante realizar fortalecimento muscular nos membros superiores para que eles não fadiguem de maneira rápida. A corda pode ser levada para qualquer local e é uma excelente forma de exercitar durante viagens, por exemplo.

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