Todos querem ter uma boa saúde e viver longos anos com qualidade de vida. Para isso é necessário se esforçar e fazer por onde com boa alimentação e exercícios físicos. Uma das melhores formas de exercitar os músculos é fazer treino de fortalecimento muscular. Ele melhora o condicionamento físico e o nosso organismo como um todo, auxiliando no metabolismo.
Qual a diferença entre fortalecimento muscular e hipertrofia?
Bem, como os marombeiros de plantão já devem ter observado, os treinos para hipertrofia são voltados para o ganho e crescimento de mais massa muscular. Normalmente, estes são treinos onde você tem que movimentar uma grande carga com séries de poucas repetições. Outra característica é o fato de ser voltado mais para músculos localizados como quadríceps, tríceps, glúteos, ou seja, sem o uso de grandes cadeias musculares.
Leia também: Qual a ordem correta dos exercícios de musculação?
Já no caso do fortalecimento muscular não há formação de mais massa magra e sim o fortalecimento das fibras já existentes. Assim, as chances de haver algum tipo de lesão se tornam reduzidas e o condicionamento físico aumenta. Para quem está querendo perder gordura, essa é uma ótima opção de treino, pois movimenta grandes cadeias musculares como movimentos de agachamento, avanço ou prancha.
Não gosto de ir a academia, e agora?
No caso dos exercícios de fortalecimento muscular isso não é um problema. Esse tipo de treino é bastante versátil e pode ser feito em praticamente qualquer lugar, inclusive em casa. Será preciso, apenas, providenciar alguns itens como colchonete, halteres, caneleiras, barra e algumas anilhas de pesos diferentes.
O ideal é que estas sejam providenciadas em maior quantidade com pesos menores, por exemplo: dê preferência a comprar 1 anilha de 1 quilo e 2 de 2 quilos em vez de apenas uma com 5 quilos. Assim, você ganhará mais opções e poderá fazer o seu treino de forma gradual.
Tem opções para todos os gostos
Muita gente reclama dos exercícios de musculação tradicionais que são repetitivos e por isso muitos acabam abandonando a academia. No caso do fortalecimento muscular será ainda mais difícil você sentir vontade de não se exercitar mais. A variedade que esse tipo de treino oferece é muito grande. Um bom exemplo dessa modalidade é o método Pilates que já conquistou milhares de adeptos no mundo inteiro.
Várias atrizes aderiram ao método porque ele define os músculos e promove maior mobilidade muscular. Mesmo aqueles que possuem algum problema articular ou na coluna podem fazer o método sem problemas. O foco principal do Pilates é o fortalecimento do nosso centro de gravidade que se localiza na região do umbigo, exatamente entre a coluna e o abdome.
Dica: Leia nosso artigo sobre exercícios físicos para quem tem dor nas costas.
Outro que anda fazendo muito sucesso é o Treinamento Funcional. Esse tipo de exercício acaba misturando atividades do dia a dia aos treinos. Para aqueles que não gostam de repetir um mesmo exercício nem um dia, o Treinamento Funcional é a escolha ideal: ele consegue oferecer um treino diferente para cada dia da semana. Ele exercita grandes cadeias musculares de uma única vez fazendo vários músculos trabalhar ao mesmo tempo.
Quais os melhores exercícios?
O grande foco do fortalecimento muscular é fazer com que o indivíduo crie resistência e aumente a sua capacidade cardiorrespiratória. Veja a seguir exercícios que conseguem bons resultados nesse aspecto:
Agachamento
Esse aqui muita gente já conhece e é comum de ser praticado nas academias. Ele pode ser feito tanto na barra fixa (ideal para quem tem problemas na coluna como a escoliose) ou na barra solta. Uma dica importante é não permitir que o joelho ultrapasse a ponta do pé e o quadril deve formar um ângulo de 90° com o joelho.
Leia também nosso artigo sobre os melhores exercícios para perda de gordura localizada.
Prancha
O exercício de prancha tem como foco principal o fortalecimento do abdome. Porém ele consegue exercitar vários músculos do corpo ao mesmo tempo, sejam eles dos membros superiores ou inferiores. O corpo deve ficar em decúbito ventral com apoio dos antebraços no solo formando um ângulo de 90° com o braço e alinhados aos ombros. O apoio dos membros inferiores devem ficar por conta apenas da ponta dos pés. Também é possível fazer a prancha invertida. O exercício é basicamente o mesmo sendo que a única diferença é que deve ser feito em decúbito dorsal.
Avanço
É bastante parecido com o agachamento, mantendo a angulação do quadril com o joelho até 90° no momento da descida. Também pode ser feito na barra fixa ou solta. O importante é colocar uma quantidade de carga reduzida e aumentar o número de repetições. Uma perna fica sempre a frente enquanto a outra deve ficar estendida atrás, dando apoio.
Quem quer perder peso deve malhar o corpo todo
Isso vale tanto para homens quanto para as mulheres. É comum ver os primeiros focando o treino só nos braços enquanto que, as mulheres, tendem a fazer exercícios apenas para as pernas. Quem deseja fazer o treino de fortalecimento deve fazê-lo para todas as partes do corpo. Ter músculos mais fortes e resistentes e essencial para garantir boa saúde e melhor desempenho do metabolismo.
gostaria de receber email sobre treino para hipertrofia,emagrecimento e fortalecimento desde já agradeço..
Ola, queria um plano de reforço muscular, para dores no corpo, nada agressivo.. 3 dias por semana.
Obrigada
gostaria de receber email sobre treino para hipertrofia,emagrecimento e fortalecimento desde já agradeço..
otinas informações adquiridas neste site. gostaria de informações sobre leseõs musculares
GOSTARIA DE RECEBER UMA ORIENTAÇÃO DE QUAIS EXERCÍCIOS, NÚMERO DE REPETIÇÃO, DE XERCÍCIOS PARA FORTALECIMENTO DE TODA A MUSCULATURA DO CORPO.
GRATO.
GOSTARIA DE RECEBER UMA ORIENTAÇÃO DE QUAIS EXERCÍCIOS, NÚMERO DE REPETIÇÃO, DE EXERCÍCIOS PARA FORTALECIMENTO DE TODA A MUSCULATURA DO CORPO.
GRATA.