Os perigos do Excesso de Exercícios Físico

0

Creio que a frase que mais se encaixa no contexto da nossa saúde é: “Tudo o que é demais, é sobra”. Se comemos algo em excesso, mesmo que sejam alimentos extremamente saudáveis como frutas e legumes, pode nos fazer mal, pois esse tipo de comportamento acaba desequilibrando as funções do organismo e alguma coisa dentro do nosso corpo acaba saindo errada. O mesmo acontece com os exercícios físicos. Muita atividade acaba causando acúmulo de radicais livres, responsáveis pelo desgaste celular e envelhecimento do corpo.

Leia também nosso artigo sobre os melhores exercícios para a terceira idade.cross

Radicais Livres

Quem anda sempre ligado na saúde, com certeza, já deve ter ouvido falar nos tais radicais livres. Eles são frações de moléculas, resultado do processo de formação de energia pelo músculo. Essas substâncias acabam causando maior desgaste aos tecidos dos nossos órgãos e podem até desencadear doenças como o câncer. Qualquer atividade física resulta em liberação de radicais livres na corrente sanguínea, mas apenas o excesso dele é que nos faz mal, pois eles também participam de várias funções importantes para o bom funcionamento do nosso organismo.gym

A liberação de grande quantidade de radicais livres para a corrente sanguínea ocorre quando fazemos exercícios intensos, usando o nosso consumo máximo de oxigênio, treinando por mais tempo que o normal. Quando isso acontece, nosso corpo está propenso a lesões e a dores musculares que começam pouco tempo depois dos exercícios. Uma maneira de aumentar a produção de radicais livres é dando ao músculo maior quantidade de carga do que ele consegue suportar. Isso ocorre muito na contração excêntrica, quando o músculo está “descendo” com o peso e é preciso sustentá-lo para que ele não caia de vez.gym

Consequências do Excesso de Exercícios Físico

Todos esses processos citados acima é o resultado da velha fadiga muscular. O que muitos marombeiros acham essencial para fazer o músculo aumentar de tamanho com a hipertrofia. É durante a fadiga que os músculos se lesionam com mais intensidade e liberam grandes quantidades de radicais livres. Mas esse tipo de treino, com o passar dos anos, pode levar a danos irreversíveis no tecido muscular e até mesmo a perda de força e resistência naturais do corpo.

Veja também nossa matéria sobre os principais exercícios para queima de calorias.gym

Solução

Fiquem calmos porque nem tudo está perdido! Para combater os radicais livres existem os antioxidantes que também são produzidos por nós e podem ser adquiridos com uma boa alimentação (consumir açaí com frequência, por exemplo). Mas, basta saber equilibrar e dosar a quantidade de exercícios que você realmente precisa para manter o corpo com saúde e em forma. Respeite os limites do corpo e assim, a quantidade de radicais livres produzidos poderá ser facilmente eliminado pelos antioxidantes presentes do organismo.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais Dicas Legais

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui