Ter e manter uma alimentação saudável nos dias de hoje é muito difícil. Até mesmo as frutas e legumes não escapam dessa lista com a quantidade de agrotóxicos que contêm. Com o passar do tempo os alimentos estão ficando cada vez mais sintetizados e industrializados, mas isso tem o seu preço. Para evitar o temido açúcar refinado muita gente recorre aos adoçantes e não fazem ideia dos riscos que o consumo excessivo desse produto pode trazer para a saúde.
Confira também nossas dicas para uma alimentação saudável durante o exercício.
Mais obesos no mundo
Não é estranho que com tantas tecnologias que temos hoje e tantos alimentos com baixo teor calórico temos tantos obesos? Parte da culpa desse comportamento é o adoçante que possui substâncias químicas capazes de afetar a área do nosso cérebro responsável pela saciedade. Na verdade ocorre uma redução da saciedade por causa do adoçante que interfere nessa área cerebral deixando de ativá-la de maneira correta.
Mas o açúcar não é natural?
As pessoas confundem quantidade com qualidade. O que é ruim para o nosso organismo não é o açúcar que mais comumente é extraído da cana de açúcar e sim o excesso dele no nosso organismo. Ingerindo a quantidade ideal não há com o que se preocupar. O problema é que não sabemos exatamente qual seria essa quantidade e acabamos consumindo mais do que o necessário.
Cientistas descobriram que o risco de fato não está simplesmente no açúcar, mas sim na frutose. Toda a sacarose (açúcar comum) que ingerimos é transformada em glicose e frutose. O excesso desta pode causar predisposição para o aparecimento de uma séria doença metabólica: a diabetes. A frutose fica circulando no sangue e não consegue penetrar na célula para ser metabolizada. A insulina não consegue cumprir o seu papel de carreamento para dentro da célula é o que se chama de resistência à insulina.
Confira também nosso artigo sobre os benefícios e riscos da creatina.
Tipos de açúcar mais recomendados
Não precisa ficar sem usar nenhum tipo de adoçante nas bebidas e nos alimentos. Existem alguns tipos de açúcar que se não fazem bem também não prejudicam o organismo. O açúcar orgânico pode ser uma excelente opção já que a cana é cultivada sem nenhum tipo de fertilizante químico o que deixa o produto muito mais saudável e também mais sustentável, pois ajuda a preservar o meio ambiente e deixá-lo livro de agrotóxicos.
Existem dois tipos de açúcares que são considerados os mais saudáveis: o mascavo e o demerara. Nenhum dos dois passam por processo de refinamento e por isso conseguem manter as vitaminas e sais minerais levando maior valor nutricional. A grande diferença entre os dois é quanto a alteração do sabor dos alimentos. Muitos não gostam do açúcar mascavo por modificar o sabor, o que não acontece quando o demerara é utilizado.