Por que exercícios moderados podem ser melhores a longo prazo?

U Milena Costa    t 5 de setembro de 2018


Quando se fala em exercícios moderados muita gente não leva a sério. Acha que fazer exercícios de forma moderada não é bom para a saúde e não traz benefício algum. Mas isso é um mito que precisa se extinguido o quanto antes.

A prática de exercícios físicos não deve ser um fardo, muito menos uma obrigação. A atividade física sempre deve ser feita visando prioritariamente a saúde e bem estar da pessoa. Por isso vamos falar nesse artigo sobre como exercícios moderados podem ser melhores para a saúde também a aparência a longo prazo.

pós-parto

Evita lesões

Um dos principais problemas do exercício de altíssima intensidade é a causa de lesões. Principalmente quando essas atividades são feitas sem a supervisão de um profissional qualificado.

O corpo humano pode sofrer lesões, ainda mais quando não está preparado para a carga que é usada. Ou para a intensidade da velocidade ou força que ele precisa fazer. Então para evitar lesões você pode sim fazer exercícios moderados com uma boa frequência e obter resultados sem ultrapassar os limites do seu corpo.

Aproveite para ler nosso artigo sobre exercícios rápidos para o corpo todo e para fazer em casa

Combate a doenças

exercícios moderados

Cientistas descobriram que atividades físicas moderadas são ótimas para combater doenças crônicas. Diabéticos, obesos, imunodeprimidos e até em reabilitação cardíaca apresentam melhora significativa quando passam a praticar exercícios moderados.

Claro que isso deve ser feito com o acompanhamento e com a liberação do médico. De preferência o médico que está acompanhando o caso da pessoa e cuidando da sua saúde. Mas se você tem um problema desses ou conhece alguém com um problema assim já deve ter ouvido falar que o médico recomentou o início de uma atividade física moderada.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como exercícios para idosos trazem muitos benefícios

Mantem o corpo jovem

posturas de yoga

Essa parte agrada muita gente. Principalmente por que a maioria das pessoas que busca por atividades físicas está querendo uma melhoria na aparência. E geralmente alcançar e manter o corpo ideal.

Atividades físicas exageradas ao longo da vida podem reduzir o colágeno da pele e aumentar a produção de moléculas que geram estresse nos órgãos e tecidos. Por isso o ideal mesmo é fazer atividades físicas moderadas ao longo da vida para manter o corpo jovem e saudável.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre alimentos detox, quais são e como podem ajudar

Como fazer exercícios moderados

bola suíça

Um exercício moderado muito recomendado é a caminhada intercalada com trote moderado. Mas você pode fazer exercícios moderados em qualquer outra atividade que chame sua atenção.

Pode ser dança, esportes, yoga e até mesmo musculação. Vai depender da carga e intensidade utilizada na atividade. O ideal é procurar orientação médica e também de um personal trainer ou professor de outra atividade que você queira realizar.

Aproveite para conferir nosso artigos sobre como incluir legumes e verduras na alimentação

É bom lembrar também que você pode alternar as atividades na semana. Não precisa se prender apenas a uma. Principalmente se você tem prazer em praticar alguma atividade de alta intensidade. Podendo realiza-la duas vezes na semana e atividades moderadas nos outros dias, por exemplo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *