A sensação da corrida é maravilhosa. O corpo libera neurotransmissores que faz com que você se sinta mais feliz e disposto. Imagine então se você correr à beira do mar com um visual incrível? Esse é apenas um dos benefícios de realizar a sua corrida na areia do mar. Além disso, mudar o ambiente também ajuda a ter mais ânimo. Afinal de contas, não há comparação entre correr na esteira dentro da academia e correr ouvindo o som do mar.
Correr não é apenas alcançar o máximo de distância em pouco tempo e sim tirar o maior proveito daquele tempo e adequar o seu organismo ao ritmo mais adequado para alcançar os objetivos. É comum que corredores cheguem num determinado ponto no qual não conseguem continuar observando um crescimento no seu desempenho. É impossível querer resultados diferentes fazendo tudo da mesma forma. Então, utilizar a areia da praia pode ser a melhor opção para quebrar esse platô.
Leia também: Caminhar na Rua ou na Esteira?
Tem que ter propriocepção
A propriocepção é de fundamental importância para nos mantermos caminhando e em movimento. É através dela que conseguimos nos localizar ao espaço e nos adequar ao ambiente. É por causa da propriocepção que sabemos quando devemos pular, a qual distância, qual impulso tomar, quando devemos usar mais ou menos força. Enfim, é com ela que conseguimos nos movimentar de maneira adequada e, principalmente correr. Afinal de contas, o terreno de areia é cheio de ondulações que precisam de atenção e adequação do movimento.
Assim, correr na areia consegue melhorar o equilíbrio e fortalece tendões e articulações que estão recebendo estímulos diferentes por causa do terreno irregular. Ao mesmo tempo que isso nos traz pontos positivos, também pode trazer os negativos. Quem não tem o hábito de praticar corrida não deve começar num terreno tão irregular quanto a areia. As chances de lesões são muito maiores e é preciso ter total atenção.
Dica: Aprenda Como Melhorar a Caminhada.
É possível obter maior desempenho
Quem tem o hábito de correr em terreno comum e plano e passa para a areia consegue perceber imediatamente a grande diferença e sentir que esse terreno exige um esforço maior. A areia consegue impor maior resistência ao indivíduo e dessa forma mais músculos são recrutados para que o organismo desenvolva a capacidade de manter o ritmo de costume. Quem já correu nos dois terrenos sabe que é quase impossível manter o mesmo ritmo.
Apesar de ser um ambiente irregular ele pode trazer muitos benefícios aos idosos e pessoas que estão se recuperando de lesões articulares. A areia é capaz de reduzir o impacto dos passos durante a corrida. Para quem sofre de problemas articulares é uma excelente opção desde que o faça com o acompanhamento de um profissional.
Veja também nossas dicas de alimentação saudável.
Cuidado com os horários
Não segrede para ninguém que os horários entre 10 e 16 horas não são considerados apropriados para fazer qualquer tipo de exercício. Além do sol estar muito mais intenso, a areia consegue refletir os raios o que aumenta a insolação. Isso é muito prejudicial para a pele e a desidratação pode ocorrer de forma muito mais rápida. Outra detalhe é que se for correr na areia nunca o faça descalço. Se estiver muito quente pode haver a formação de bolhas e você pode adquirir micose, muito comum de adquirir na praia.
Muito bom correr na areia!