Qual a importância da variação de estímulo?

U Marcos A.    t 25 de fevereiro de 2015


O ser humano sempre conviveu com um fator básico: a adaptação. Desde os primórdios, o ser humano recebe estímulos externos variados e assim, se molda a eles para se adaptar da melhor forma. Na hora de fazer o seu treinamento, a variação de estímulo é um item importante na lista de coisas para fazer o seu desempenho melhorar.

Veja também como conquistar a hipertrofia muscular que tanto deseja.

Quando o nosso organismo entra em adaptação, ele gasta menos energia. Fazendo uma analogia, é muito mais difícil montar um quebra-cabeças pela primeira vez. Você gasta mais tempo e mais energia para tentar encaixar as peças de forma correta. O mesmo acontece com o nosso corpo em relação aos exercícios físicos.

Qual a importância da variação de estímulo?

É exatamente por isso que promover alternância de estímulos durante os treinos é importante e muito mais vantajoso. Não há como o seu corpo se adaptar com a variação de estímulo que você oferece a ele. Essa alternância serve tanto para quem deseja perder peso ou melhorar a hipertrofia muscular.

Como fazer a variação de estímulos no treino?

Alterne entre os estímulos tensionais e os metabólicos

Mesmo aqueles que desejam aumentar a hipertrofia muscular, usar estímulos metabólicos para manter o nível de gordura adequado é importante. Usar essa variação de estímulo evita que o corpo entre em adaptação constante e gaste mais energia. Estímulos tensionais devem ser aliados aos metabólicos.

Qual a importância da variação de estímulo?

Trocar os estímulos musculares

Um tipo de treino muito conhecido e que consegue estimular fibras diferentes é o Pirâmide, tanto o normal quanto o invertido. A variação de carga e de série faz com que o corpo recrute, em um único exercício, fibras brancas e vermelhas, promovendo fortalecimento e hipertrofia ao mesmo tempo. Outra forma de ativar fibras diferentes é mudar a angulação e o posicionamento dos membros.

Qual a importância da variação de estímulo?

Deve haver variação de estímulo entre volume e intensidade

Fazer um treino com maior intensidade, ou seja, gastando mais energia em menos tempo é primordial para ver os resultados do seu esforço. Porém, em certos momentos é importante que ocorra uma redução de intensidade e variação no volume dos exercícios.

Quais os benefícios da variação de estímulo?

Qual a importância da variação de estímulo?

Além de conseguir recrutar fibras diferentes, fazendo com que uma porção do seu músculo trabalhe o dobro do que fazia antes, esse tipo de treinamento consegue aumentar as reservas de energia. Isso faz com que você também consiga melhorar o seu desempenho nos treinos. Com mais energia disponível é possível treinar por mais tempo e com maior intensidade, obtendo assim maiores resultados.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *