Rotina Saudável: Como conseguir mesmo sem ter tempo?

Como conseguir uma rotina saudável mesmo sem ter tempo? Esta é uma das dúvidas da maioria das pessoas que buscam ter uma vida mais saudável e não sabem por onde começar. Bom, se você acredita que para ter um equilíbrio de saúde é preciso fazer academia todo dia e nunca comer aquele hamburguer que você tanto gosta, temos uma boa e uma má notícia.

A má notícia, é que sim, isto é verdade também. A boa notícia, é que esta não é a verdade absoluta. Ou seja, é possível ter uma rotina saudável mesmo que você já não tenha mais tempo pra nada! Quer saber como? Então, acompanhe o texto.

Para ler depois: Encontrar tempo para malhar – Como conseguir?

rotina saudável
Foto: Freepik

Rotina Saudável: Como conseguir mesmo sem ter tempo?

Para ter uma rotina saudável, a primeira coisa que você precisa entender é que o equilíbrio é a base de tudo. Se você não frequenta academias ou nunca fez um cardápio mais saudável, saiba que não será do dia para a noite que você conseguirá implementar isso. Qualquer tipo de mudança brusca na sua rotina pode fazer com que, no começo, tudo pareça ótimo. Mas com o tempo, pode ser que você não consiga manter em dia.

Por isso, se você está começando agora, equilíbrio é a palavra de ordem. É nisto que você deve acreditar e seguir. Afinal, sem isto, você continuará a interpretar que não tem tempo e, de fato, nunca conseguirá ver um futuro mais saudável.

Assim sendo, continue lendo para entender como iniciar os exercícios e, claro, comer melhor.

alimentação equilibrada
Foto: Freepik

Faça um planejamento do seu dia de forma escrita

O primeiro passo, é entender o seu dia. O que mais consome tempo dele e o que menos consome? Entender onde seu tempo é gasto é o que será útil para montar um planejamento logo em seguida. Afinal, você só saberá onde pode ou não otimizar o tempo caso entenda onde ele está sendo gasto!

Por isso, escreva tudo que você faz no dia e comece a pensar onde você poderia encaixar meia hora a quarenta minutos de exercícios. No início, não precisa ser todo dia. Pode começar aos poucos, para não ter uma mudança brusca do dia para a noite.

Leia também: Como não desistir da academia 

rotina saudável
Foto: Freepik

Consulte-se com um profissional de nutrição

O segundo passo, é consultar-se com um profissional de nutrição. A alimentação é tão importante quanto os exercícios. Afinal, de nada adianta você treinar e não dar ao seu corpo uma energia equilibrada para o dia a dia.

E aqui, novamente: se alimentar de forma saudável não é cortar absolutamente tudo e comer somente saladas, ok? Jamais pense isso! Por isso, consultar-se com um nutricionista é o primeiro passo que recomendamos!

Leia também: Equilíbrio de Nutrientes : Açúcar e Gorduras

rotina saudável
Foto: Freepik

Adesão é melhor do que exageros

E, por último, entenda que adesão é melhor do que exageros e mudanças bruscas. Se você está buscando ter uma rotina saudável, saiba que começar aos poucos é fundamental. Você não pode simplesmente cortar tudo que você já consome ou fazer sete dias de academia por semana sendo que você nunca treinou.

Psicologicamente, isto será muito ruim. É muito melhor treinar duas vezes por semana e treinar sempre, do que treinar sete vezes por semana e ficar somente um mês na academia. E o mesmo vale para a alimentação. É muito melhor começar aos poucos a introduzir alimentos de mais valor nutricional e consumi-los sempre, do que mudar bruscamente e enjoar de tudo no primeiro mês.

Nosso corpo precisa de certas adaptações e você precisa respeitar isso. Quanto mais paciência você tiver, melhor. O longo prazo, neste caso, é fundamental.

Viva bem e com saúde!

Leia também: Academia saudável: Como fazer sem exagerar?

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui