Saiba todos os benefícios da vitamina B1

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Também conhecida com tiamina, a vitamina B1 oferece vários benefícios, principalmente para o bom funcionamento do cérebro e auxilia no metabolismo dos nutrientes, ajudando o nosso corpo a processá-los de maneira ideal. Ela faz parte do grupo das vitaminas hidrossolúveis e faz parte do complexo B.beef

Benefícios da vitamina B1

Faz bem para o cérebro

A vitamina B1 trabalha em conjunto com uma enzima que tem como uma de suas funções a produção de energia para todo o corpo, inclusive o cérebro. Essa vitamina também está envolvida na síntese do neurotransmissor acetilcolina. Esta, por sua vez, ajuda na transmissão de informações para o cérebro, vindas o exterior. A acetilcolina está intimamente relacionada com o mecanismo da memória e aprendizagem.

Outro ponto importante ao qual a vitamina B1 está relacionada é o fato de auxiliar na produção da bainha de mielina. Essa substância faz parte do sistema nervoso, ajudando a levar a informação adquirida do meio exterior para o cérebro com a máxima eficiência e velocidade.legumes

Metabolismo da glicose

Outra participação importante da vitamina B1 no nosso organismo é quanto ao metabolismo da glicose. Esse ponto é de extrema importância para quem pratica atividades físicas já que a geração de energia é essencial durante os treinos.

Veja essas dicas de como seguir uma alimentação saudável sem complicações.

Deficiência de vitamina B1

Quando não temos uma ingestão adequada desse nutriente, é possível notar alguns sinais e sintomas como:

  • perda de apetite;
  • insônia;
  • irritação;
  • fadiga;
  • depressão;
  • dores na região do peito e do abdome;
  • perda no tato;
  • dificuldade em se lembrar das coisas;
  • problemas de concentração;

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Você até pode estar consumindo uma quantidade mais que suficiente da vitamina, mas alguns hábitos de vida como o fumo, o alcoolismo e café em excesso prejudicam a absorção da tiamina. Além desses sinais e sintomas, uma deficiência severa de vitamina B1 pode fazer você desenvolver 3 tipos de síndromes muito perigosas:

  1. Encefalopatia de Wernicke – Korsakoff: na verdade, a psicose de Korsakoff é uma consequência da Encefalopatia de Wernicke. No início da doença, o indivíduo pode não ter consciência de sua condição. Alguns sinais e sintomas podem surgir como perda de memória curta, ou seja, a pessoa não consegue mais formar uma nova memória a partir do dia que a doença começa a se desenvolver. Também há perda da memória de longo prazo. Assim, o paciente passa a se esquecer de tudo sobre a sua vida e das pessoas que fizeram e fazem parte dela.
  2. Beribéri: existem dois tipos da doença, o cardíaco e o nervoso. No primeiro, o paciente pode sentir falta de ar, taquicardia, taquipneia e os membros inferiores começam a ficar inchados. Já no segundo tipo há confusão mental, dificuldade na fala, fraqueza muscular, há uma redução de sensibilidade no tato de pés e mãos e pode avançar para uma paralisia generalizada.

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Descubra quais são os principais benefícios das nozes.

Principais fontes de vitamina B1

Existem alguns alimentos que são capazes de suprir as necessidades diárias de vitamina do ser humano com uma pequena quantidade. Os alimentos integrais, como pães, massas, arroz, a levedura de cerveja, a gema do ovo, carne de porco, leguminosas são as principais fontes de tiamina.

Como consumir

A quantidade de mg por dia varia de acordo com a idade. Homens a partir dos 14 anos precisam de 1,2 mg/dia enquanto que mulheres com 18 anos em diante, necessitam de 1,1 mg/dia. Já as lactantes e gestantes necessitam de uma dose a mais: 1,4 mg/dia.figado

A suplementação de vitamina B1 só deve ser realizada se a condição da pessoa exigir tal recurso. Por exemplo, pacientes que passam pelo processo de hemodiálise, estão sendo alimentados por sonda parenteral ou possuem algum tipo de anemia recorrente, devem fazer uso do suplemento sob orientação médica ou nutricional.

É muito difícil que ocorra um consumo excessivo de vitamina B1 apenas através da alimentação. A quantidade de tiamina nos alimentos é muito pequena e cerca de 25% acaba se perdendo durante o cozimento. Já foi evidenciado que altas doses dessa vitamina pode fazer a pessoa entrar em choque anafilático.

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1 COMENTÁRIO

  1. Adorei as dicas pois já estou fazendo academia a mais de 1mes e não vi resultado nenhum ,nem emagreci nem engordei.Isso me desanimou tomei um pote de Sineflex aonde as pessoas falam que chegam perde uns 6 kl com uso do remédio.Eu não perdi nada.Estou 20 kl a mais e preciso perde,queria umas dicas até mesmo um suplemento

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