Se hidratar corretamente pode ser a chave para o bom desempenho físico. Seja para atletas ou quem malha em academias ou se exercita por prazer em parques. Cerca de 60% do corpo humano é feito de água, nos músculo 75% é água.
Por isso a água é extremamente importante para o corpo. Então se você se exercita ou só busca estar mais saudável. Nesse artigo você vai aprender sobre a importância da hidratação e como se hidratar corretamente.
Importância da hidratação
A água está presente em tudo no nosso organismo. Alguns os trabalhos dela são regular a temperatura corporal e auxiliar no transporte de oxigênio e nutrientes. Já que dá forma a estruturas celulares do nosso organismo.
Por isso que se hidratar corretamente é muito importante para todas as pessoas. Para quem pratica atividades físicas, a necessidade de hidratação correta aumenta. Afinal exercícios ísicos fazem o corpo perder mais líquido. E esse líquido precisa ser reposto da melhor forma possível.
Além de tudo isso. Estar bem hidratado evita lesões do esporte ou da atividade física e ajuda o corpo a estar mais preparado. Além de mantê-lo mais saudável e reduzir as chances da pessoa adoecer.
Como se hidratar corretamente
Para os atletas e pessoas que se exercitam com alta intensidade, é preciso ter atenção a hidratação. O corpo perde não apenas água quando suamos ao praticar atividades físicas, mas também nutrientes, como sódio e potássio.
Por isso nem sempre apenas água será a solução. Se você se exercita por mais de uma hora por dia, se corre maratonas ou faz atividades de altíssima intensidade, pode optar por isotônicos.
São bebidas esportivas compostas por água e outros nutrientes, especialmente preparadas para quem faz essas atividades.
Quem não se exercita com tanta intensidade, pode optar por sucos ou shakes no pós-treino. Mas sem deixar de lado a água antes e durante a atividade física. Água de coco também é recomendada, pois é como um isotônico natural, rica em minerais.
Aproveite para ler nosso artigo sobre como exercícios ajudam a melhorar o humor
Perigos da desidratação
Pesquisas apontam que a perda de 10% da água do corpo pode acarretar em distúrbios como dificuldade de concentração, tonturas e problemas renais. Já 20% de perda pode levar a pessoa a óbito.
Ritmo cardíaco acelerado é um dos sinais de perda de água. Por isso o ideal é estar se hidratando antes, durante e após a atividade física. Também se indica fazer intervalos entre os exercícios e usar roupas que não atrapalhem a transpiração.
Excesso de hidratação
Como tudo na vida, excesso também é ruim. Por isso se hidratar em excesso é algo que não deve acontecer. Se você apresenta mal-estar, vômitos, náuseas ou dores de cabeça fortes, pode ser por causa da hiper-hidratação.
Nesses casos recomendamos que analise como está sendo a sua hidratação diária. E se necessário consulte um médico.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre exercícios fáceis para fazer todos os dias em casa
Consumo ideal de água
Para qualquer pessoa o ideal é que o consumo de água por dia seja por volta de 2,5 litros. Sendo que 1,5l a 2l devem ser forma de líquidos como água, sucos e isotônicos para os esportistas. O restante deve vir dos alimentos.
Refrigerantes e bebidas alcoólicas não contam como estar se hidratando. Pelo contrário, eles ainda atrapalham o desempenho de quem pratica atividades físicas. E ajudam a engordar. Então se você quer estar mais saudável, se quer ganhar massa muscular ou emagrecer. Pode acreditar que essas bebidas só vão atrapalhar.