Quem já teve a sensação de que os treinos não estão dando resultado? Você malha, sente-se cansado, mas nada muda. Ainda assim você continua indo aos treinos todos os dias, porém deixa de ir a academia por duas semanas seguidas. Quando retorna, sente que o seu rendimento está bem melhor e os resultados também voltam a aparecer. Isso é o que chamamos de overreaching.
Dica: Conheça os Riscos e Benefícios do Oxyelite Pro.
Entenda como ocorre a fadiga muscular
A fadiga muscular acontece justamente naquele momento em que você perde toda a força de tensionamento muscular e não há nada que faça o músculo erguer carga novamente. Ela aparece exatamente antes do overreaching. Durante a contração muscular voluntária, existem 4 caminhos a serem seguidos até que ela ocorra: sistema nervoso central, sistema nervoso periférico, junção neuromuscular e fibra muscular. Quando ocorre a fadiga é porque um desses caminhos foi interrompido e a contração não pode mais ser executada.
Fadiga central X Fadiga periférica
A fadiga ocorre quando o grupamento muscular passa por repetições de contração sob um certo nível de tensionamento. As causas da fadiga periférica podem ser várias e a falha pode ser encontrada em setores responsáveis por gerar a contração muscular. Ela é bastante visível nas pessoas que treinam focadas na fadiga muscular concêntrica.
Já a fadiga central é muito mais complexa e as suas razões estão relacionadas com intimamente com uma fase mais avançada de sobretreino. As razões a nível celular não são muito claras e o que se vê é que a recuperação da fibra ocorre e temos todo o aparato fisiológico para voltar ao treino. Porém, não conseguimos um desempenho tão bom.
Recomendamos que você leia também o nosso artigo sobre a dieta para ganhar massa muscular.
Os sinais e sintomas do Overreaching
Se você já leu sobre o overtraining ou já sofreu dessa síndrome vai perceber que ele é bem parecido com o overrreaching. É preciso que você tenha, pelo menos, 4 desses sintomas descritos abaixo para ser diagnosticado com overreaching já que é uma síndrome:
- Os resultados do treino não aparecem;
- Sem energia suficiente para os treinos;
- Músculos doloridos por causa do treino anterior;
- Dor de cabeça;
- Sem fome;
- As lesões ocorrem com mais frequência;
- Dificuldade para dormir;
- Alterações no humor como irritabilidade e até ansiedade e depressão em casos mais extremos;
Como posso evitar?
A primeira coisa que você deve fazer é respeitar o limite do seu corpo e dar a ele o descanso necessário para que ele se recupere dos treinos completamente. Vários fatores podem influenciar como estresse emocional, dietas com restrição de grupos alimentares, excesso de trabalho e doenças, que podem deixar a nossa imunidade mais baixa, podem nos levar a sofrer de overreaching.