Veja quais são os benefícios da linhaça

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Várias sementes entraram na “moda” quando o assunto é alimentação saudável. A linhaça é, sem dúvidas um delas. O que se percebeu é que esses alimentos são excelentes para o bom funcionamento do organismo como um todo, além de ser funcional, prevenindo contra diversas doenças. Outro bom benefício é que ajuda no emagrecimento.linhaça

Composição da linhaça

Primeiro de tudo, é preciso saber que é possível encontra dois tipos de linhaça: a dourada e a marrom. Não há grandes diferenças entre elas a não ser por um pouco mais de ômega 3 e 6 do tipo marrom, o que também é relativo pois essa característica depende muito do plantio e das condições climáticas.

A linhaça é extremamente benéfica para a saúde das mulheres em especial. Ela possui uma substância chamada de lignana. Muito parecida com o estrógeno, a lignana passou a ser conhecida também como fitoestrógeno. Ela está relacionada à prevenção do câncer de mama e também da osteoporose.linhaça

A linhaça é rica fonte de fibras e uma porção diária consegue oferecer 13% da dose ideal. Além disso, ela é rica em importantes minerais como manganês, zinco, fósforo, ferro, cálcio, magnésio. 10 gramas de linhaça oferece:

  • 49,5 kcal
  • 4,33 g de carboidratos
  • 1,41 g de proteínas
  • 3,23 g de gorduras boas

Os benefícios da linhaça

Auxilia na perda de peso

Como já foi dito mais acima, um dos benefícios que tornou a linhaça famosa no mercado foi o fato dela ajudar no emagrecimento. Isso se dá pela sua grande quantidade de fibras que quando entra no corpo inibe a formação do pico de insulina evitando o acúmulo de tecido adiposo. A liberação da glicose fica mais lenta ajudando a evitar o consumo exagerado de doces e outros carboidratos simples.

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Ajuda na prevenção de doenças cardiovascularescardiaco

Por ter grandes quantidades de ômegas 3 e 6 que consegue reduzir os níveis de LDL (colesterol ruim) e, em contrapartida, aumenta o bom colesterol também conhecido como HDL, a linhaça pode ser uma grande aliada no combate de doenças crônicas como a hipertensão arterial.

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Previne o diabetes tipo 2

Logo acima está explicado que o consumo de linhaça evita a formação do pico de insulina. O pico de insulina ocorre quando há uma grande quantidade de açúcar circulando na corrente sanguínea. Como as fibras da linhaça impedem isso, também evita que uma grande quantidade desse hormônio seja liberada de uma só vez.linhaça

Com o passar dos anos, com o indivíduo sempre exposto a essas grandes doses de insulina, pode acontecer o que se chama de resistência à insulina. Ou seja, a quantidade liberada já não é mais suficiente para metabolizar toda a glicose e o corpo começa a produzir insulina de forma desenfreada. A isso dá-se o nome de Diabetes tipo 2.

Combate processos inflamatórios

Essa propriedade é excelente para reduzir os efeitos maléficos das inflamações causadas pelo acúmulo de tecido adiposo, ajudando também na redução da celulite. A substância presente na linhaça e responsável por isso é o ALA (ácido alfalinleico).

Como consumir a linhaçalinhaça

A quantidade de linhaça recomendada por dia é de uma colher de sopa, o equivalente a 10 gramas dos alimento. É possível consumir até a quantidade máxima de 20 g por dia. Mas, se você já possui uma alimentação rica em fibras, o melhor é manter a quantidade de 10 g.

É possível consumir a linhaça de diversas formas. Hoje, já é possível encontrar a farinha de linhaça em diversos supermercados e que pode ser colocada em sucos, vitaminas, saladas, sopas e outros. O óleo de linhaça também é uma boa opção e ótimo para temperar saladas, mas não deve ser aquecido ou perde as suas propriedades.

Uma forma não muito boa de consumir é o grão de linhaça ao natural. Isso porque a sua casca é feita de celulose, uma substância que não é digerida pelo nosso organismo. Também é possível encontrar as cápsulas de linhaça em farmácias e lojas de produtos naturais. Uma opção prática e rápida para manter a saúde em dias.

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1 COMENTÁRIO

  1. Olá , eu tinha colesterol altíssimo , a nutricionista , me passou linhaça e aveia, hoje como com a comida, no iogurte , com fruta, e baixou muito meu colesterol , recomendo e é muito gostoso a farinha de linhaça .

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