Início Dietas e Nutrição Seguindo uma Alimentação Saudável

Seguindo uma Alimentação Saudável

0

Venhamos e convenhamos, já é bem difícil começar a fazer exercícios, mas ficar sem comer as maravilhas da culinária, já é demais! Mas você sabia que, pelo menos, 80% da perda de peso e uma vida saudável dependem da alimentação. A célebre frase “somos o que comemos” nunca esteve tão certa. Em tempos de comida congelada, enlatados, embutidos e os queridos do ataque cardíaco, os fast foods, inundam as nossas vidas e nossas prateleiras é preciso ter alguns cuidados.

Você não precisa se radical e cortar todo o tipo de doces, não comer mais bolinho de bacalhau no bar da esquina ou não participar de um bom churrasco com os amigos. Apenas será necessário priorizar algumas escolhas em detrimento de outras. O principal erro que cometemos com os alimentos é, sem dúvida, o exagero, e é ele que nos faz cometer o terrível pecado da gula e deixar o nosso organismo cada vez menos saudável.

Comer de 3 em 3 horas

iogurte

Essa deve ser a sua regra de ouro. Se você ainda pensa como muitos há séculos, que para perder peso é preciso trancar a boca e passar horas passando fome, vai ser difícil perder os quilos a mais dessa forma. Quanto menos comemos mais o corpo estoca energia na forma de gordura e o tiro sai pela culatra. O melhor que você pode fazer para perder peso é comer em intervalos menores, uma quantidade menor de comida e de preferência, as que dão saciedade como as frutas e carboidratos complexos.

Prazer na mesa

granola

Porque você, que nunca suportou verduras, legumes e hortaliças, vai, de repente, passar a amar tudo isso e comer com um sorriso de orelha a orelha só porque é saudável? Além de impraticável, isso está fora dos limites de qualquer pessoa e o seu esforço não vai durar muito tempo. Procure um nutricionista para que ele possa ajustar a sua dieta com alimentos que você goste. Também é possível encontrar várias receitas criativas, gostosas e saudáveis na internet.

Alimentos sempre saudáveis

suco

Nada de verduras em conserva! Qualquer tipo de enlatado ou congelado possui grande quantidade de sódio, que é usado para conservar os alimentos por mais tempo que o normal. Portanto, quanto mais cedo você tomar a consciência que para ter uma alimentação saudável vai precisar consumir alimentos naturais, melhor a sua saúde vai ficar.

Confira também nosso artigo sobre como ter uma alimentação saudável durante o exercício.

Brincando com a comida

brocolis

É possível fazer algumas substituições sem precisar comer só folhas e verduras. Por exemplo, substitua o arroz branco pelo integral e faça o mesmo com o pão. Não gosta de alimentos integrais? Então continue com o carboidrato simples, mas acrescente algumas coisas como brócolis e palmito no macarrão, tomate, palmito e outros temperos em grandes pedaços podem ser colocados no cozido ou até mesmo no arroz. Solte a criatividade!

Sem pressa

frts

Comer com pressa é um erro que uma pessoa que está querendo perder peso não pode cometer. Quando comemos rapidamente, comemos mais. Isso acontece porque precisamos de mais comida para que os neurotransmissores responsáveis pela informação de saciedade chegue mais rápido ao cérebro. Se comermos de maneira mais tranquila, a sensação de saciedade chegará antes mesmo que você termine o seu prato e você se sentirá plenamente saciado.

Você pode comer de tudo sabia?

brownie

Nem tudo são espinhos. Como disse mais acima, é possível comer um pouco de tudo é só não exagerar na dose. Num sábado a noite, você está em casa e resolve assistir a um filme, mas não está muito afim de combinar o programa com um prato de salada. Pois, uma pequena macarronada com um copo de vinho não seria ruim. É só não fazer disso um hábito diário. Se no dia seguinte tem churrasco, nada de sair com a barriga lotada. O melhor é comer o bastante para se sentir saciado.

Organize-se

meat

Se você se sentir meio perdido, sem saber o que comer naquele momento, isso pode ser perigoso. Esse comportamento pode levar ao fracasso e assim, escolherá a saída mais fácil e rápida que é ligar para o fast food mais próximo e receber uma entrega rápida. Quem quer uma alimentação saudável tem que ir ao mercado providenciar o necessário e assim que acabar algum alimento importante, volte às compras naquele momento. Nada de deixar para depois.

Você consegue!

beef

Como qualquer outra mudança (ainda mais como uma tão grande como essa que mexe com seus hábitos alimentares diários), levará um tempo até que você consiga se adaptar. Mas coloque na sua cabeça uma coisa: não há ganhos sem alguns sacrifícios e ninguém disse que seria fácil. Primeiro, não tente ser radical demais cortando tudo do que gosta de uma vez e segundo, comece um passo de cada vez. Tente comer uma fruta por dia, pelo menos, depois vá aumentando a quantidade.

Esqueça os carboidratos simples

meditQuem não gosta de alimentos integrais, vai ter que fazer um esforço para mudar a imagem que tem deles. Infelizmente, a grande quantidade de açúcar que o pão branco, por exemplo, possui, pode colocar abaixo um dia inteiro de esforço. O corpo não consegue metabolizar todo esse açúcar e sabe o que acontece com ele? Vai direto para a sua barriga em forma de gordura como fonte de energia.

Hidratação

A água é importantíssima em todo esse processo. Sem a hidratação correta, o corpo não vai conseguir manter as funcionalidades de maneira desejável, como por exemplo, a absorção de vitaminas e outros nutrientes importantes. E se você vai passar a comer alimentos integrais, é preciso beber muito líquido ou então, pode aparecer um pequeno problema de prisão de ventre.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui