Emagrecer pode ser um tarefa difícil e, para alguns, pode ser quase impossível. Tem muita gente que já tentou de tudo para perder peso: fez atividade física e iniciou uma dieta balanceada, mas ainda assim não conseguiu chegar ao corpo dos sonhos. Por causa disso, muitas acabam aderindo o uso de remédios para emagrecer.
Esses medicamentos conseguem levar a pessoa a perder peso de algumas formas como os termogênicos, que aceleram o metabolismo, fazendo o corpo gastar mais energia. Já outros, como a sibutramina reduzem o apetite, fazendo o indivíduo ter maior controle sobre a quantidade de alimento que consome.
O que ela é a Sibutramina?
A sibutramina foi, na verdade, criada no início dos anos 80 com o objetivo de tratar a depressão. Seu nome real é Cloridrato de Sibutramina e hoje é amplamente utilizada em pacientes que apresentam obesidade. Pessoas com massa corporal igual ou acima de 30 kg/m2 são o grupo alvo desse remédio.
É possível encontrar a substância sibutramina dentro de medicamentos conhecidos como o Vazy, o Biomag e o Reductil. Ela é indicada como um auxiliar no tratamento da obesidade e não como ferramenta principal. É muito importante que esse remédio seja prescrito apenas por um médico especialista e que o indivíduo não deve ingerir por conta própria.
Veja também como o Picolinato de Cromo pode ajudar no emagrecimento.
Para que ela serve a Sibutramina
Quando o excesso de peso começa a trazer riscos para a saúde, tanto física quanto mental e interferir de forma negativa no dia a dia da pessoa, está na hora de começar um tratamento. A sibutramina age como um inibidor do apetite pois faz com que a sensação de saciedade chegue mais rápido. Assim, comemos menos do que o normal.
De que forma a sibutramina age?
A sibutramina tem ação direta no sistema nervoso central. Nós temos substâncias chamadas neurotransmissores que ajudam na passagem de informações entre um neurônio e outro. São liberados para que façam essa mediação. Dentre esses neurotransmissores temos a serotonina, um inibidor natural do apetite.
O medicamento faz com que ocorra o bloqueio da receptação de serotonina e assim ela fica circulando na corrente sanguínea em maior concentração. Consequentemente, isso faz com que a fome diminua e a saciedade aumente. Ela também ajuda no controle do humor por ser um potente ansiolítico.
O fato também dela controlar a ansiedade, a sibutramina acaba quebrando um ciclo vicioso que atinge muitas pessoas ansiosas. Muitas vezes elas costumam encontrar na comida um aliado para acabar com essa sensação tão angustiante, o que acaba causando ganho de peso. Assim, o remédio também controla as emoções em momentos de crise.
Descubra qual a melhor maneira de tratar a obesidade associada à depressão.
E então? A sibutramina emagrece ou não?
Sim, a sibutramina emagrece mas não consegue manter o corpo magro. Muitos dos relatos de pessoas que consumiram o medicamento falaram sobre o efeito sanfona. Isso fica bastante claro uma vez que se não ocorre a reeducação alimentar combinada com a prática de exercícios, assim que você parar de tomar o remédio, os ponteiros da balança voltarão a subir.
Contraindicações da Sibutramina
Hipertensos, pacientes com histórico de doença cardiovascular na família (a sibutramina pode provocar alteração na pressão arterial e também alterar o ritmo dos batimentos cardíacos), lactantes e gestantes não devem consumir o cloridrato de sibutramina.
Outro grupo que não deve consumir sem orientação médica é aquele que apresenta doenças psiquiátricas como transtorno bipolar ou que estejam fazendo uso de antidepressivos. O uso desse emagrecedor pode piorar o quadro do paciente.
Como comprar a Sibutramina
Como se trata de um remédio que atua de forma direta no sistema nervoso central, a sibutramina só pode ser adquirida mediante receita médica. É mais comum e legal que você encontre esse medicamento em farmácias físicas já que a Anvisa proíbe a venda desse medicamente online.