Em qualquer conta do Instagram das musas fitness, lá está ela: a tapioca. Esse alimento à base de mandioca é o queridinho dos atletas, mas será que é tudo isso que dizem mesmo?
A tapioca é feita da goma hidratada da mandioca, também conhecida em nosso país como aipim ou macaxeira. Para fazer essa massa não se usa óleo ou sal. Não contém, portanto, sódio, gorduras e glúten.
É um carboidrato de fácil digestão, mas com índice glicêmico bem mais baixo que o do pão, por exemplo. Por isso é uma excelente opção para o pré-treino: fornece a energia necessária sem comprometer os números da balança.
Como tem sabor bem suave, ela pode ser consumida em qualquer uma das refeições e o que dá o toque especial é o recheio. Aí que está o perigo: rechear a tapioca com brigadeiro ou doce de leite com certeza não vai contribuir para seu regime ou manutenção do peso corporal, não é?
Dica: Confira também nossa dieta para ganho de massa muscular.
Sem recheio, 2 colheres de sopa de tapioca têm cerca de 70 calorias. Também após o treino a tapioca pode ser uma ótima opção se você preparar a massa dela com um ovo (ou só a clara). Isso fornece proteínas para o atleta – o nome desse preparo é crepioca. Outra forma de incrementar a mistura é adicionar chia ou linhaça triturada na massa, garantindo uma dose de fibras (que a goma não tem muito).
Algumas opções de recheia saudáveis, para todas as horas:
- Frango desfiado
- Ricota
- Espinafre
- Cenoura ralada
- Atum
- Tomate cereja
- Banana
- Pasta de amendoim integral
- Ovos
- Creme de alfarroba
- Morangos
Além dessas combinações, a tapioca serve como base para outros tipos de receita, como pudins, bolos e cremes. Todas deliciosas, mas dependendo dos ingredientes adicionais, bastante calóricas também!
Mantém a tapioca no seu cardápio fitness? Conte para nós como você prepara essa delícia tipicamente brasileira!