Para fazer o German Volume Training (GVT) não é preciso saber alemão, mas sim até que ponto o seu corpo aguenta a dor. É um método de treinamento bastante intenso de choque muscular, forçando os músculos a criar hipertrofia. Esse treino é muito utilizado para aquelas pessoas que estacionaram nos treinos e não conseguem ver mais ganhos de massa muscular.
Leia também: Conheça os tipos de treino.
Quais são os princípios do GVT?
Princípios são como pequenas regras para que o treino seja feito de maneira efetiva. São os pontos que caracterizam o tipo de treino que está sendo feito. Se os princípios não foram seguidos de maneira disciplinada, os resultados não serão tão satisfatórios. Veja a seguir quais são esses princípios.
Um exercício
Para aqueles que estão habituados a estimular vários músculos em um único treino, achará estranho esse método. Aqui, apenas um grupo muscular será trabalhado no treino. Com o GVT ao atleta fará uma quantidade limitada de exercícios por semana. Portanto, procure escolher os exercícios certos. Isso vai depender para quais músculos você prefere dar maior atenção.
100 Repetições
Como assim? É isso mesmo que você acabou de ler. São 10 séries com 10 repetições para cada uma. Bem diferente das 4 séries de 8 que você costuma fazer na academia. Não inicie o exercício com a quantidade de peso normal que você costuma erguer. Apenas 50% dessa carga já é o bastante. Você não precisa se exercitar até a falha muscular e sim, treinar próximo da falha. O importante é conseguir realizar o máximo de séries até que chegue a 10 com o mesmo peso que você está habituado a treinar.
Dica: Confira nosso artigo sobre o treino pirâmide.
Maior descanso entre as séries
Em vez de fazer um descanso curto entre 30 e 40 segundos, no treino GVT, o ideal é um descanso entre 60 e 90 segundos. O mínimo é aguardar 60 segundos para iniciar uma nova série. Você pode aumentar esse tempo para 90 segundos nos casos de exercícios que demandam mais energia como o agachamento ou avanço. No GVT, nunca descanse menos que 60 segundos.
O início do treino
Logo quando uma pessoa inicia o treino GVT, ela se sente com menos força e resistência para realizar os exercícios. Não precisa ligar o alarme de incêndio por conta disso e nem se desesperar. Esses dois sinais são completamente normais para esse tipo de treinamento e rapidamente você sentirá o aumento da força e resistência muito mais do que antes. A única coisa que você deve fazer é procurar sempre finalizar com uma série a mais que o treino anterior.
É muito comum que nos primeiros dias de treino você comece a pensar que cometeu um erro em ter escolhido esse método e que será uma grande perda de tempo. Parecerá muito fácil nas primeiras séries, mas não se deixe enganar. Lembre-se que no início a sua carga é menor e quando você chegar na sétima série de exercícios começará a sentir os efeitos. Uma semana depois não vai mais querer fazer porque a dor muscular é muito maior do que os treinos convencionais.
Dica: Quer malhar o tríceps? Veja nossas dicas de treino de tríceps.
Como fazer os treinos
Se você não tem um profissional para montar a série para você, não é problema. O GVT é um treino bem simples e só deve ser realizado 3 vezes por semana. Não adianta ir todos os dias porque na segunda semana você não vai aguentar ir para a academia nem um dia sequer. O importante é que haja um dia de descanso entre os intervalos dos treinos. Por exemplo, você pode malhar segunda, quarta e sexta, descansando nos outros dias.
Fuja dos exercícios isolados
Malhar apenas tríceps, sem envolver outros músculos durante o movimento foge aos princípios do GVT. O treinamento deve ser feito por 4 a 6 semanas, então procure fazer da maneira correta. Por exemplo, para tríceps o melhor são exercícios como rosta alternada, supino fechado. Para treino de pernas, movimentos de agachamento e avanço são boas escolhas.