Hoje em dia, quem deseja praticar alguma atividade física não fica mais presa aos esportes tradicionais como corrida, bike ou musculação. Há uma infinidade de novas formas de manter o corpo em dias e também a saúde, uma delas é o treinamento muito funcional.
Saiba quais lutas podem ser associadas ao Treinamento Funcional.Ele é excelente para quem não gosta dos exercícios repetitivos na academia. Sempre tem um exercício diferente ou uma combinação diferente desses exercícios para serem feitos. O treinamento funcional consegue gerar força, definição muscular e ainda treina a região do core.
O que é o treinamento funcional?
Como o próprio nome já diz, esse tipo de atividade física realiza um treino dentro dos nossos movimentos funcionais, ou seja, aqueles movimentos que fazemos no dia a dia como, por exemplo, nos abaixar para pegar algo no chão ou esticar o corpo para pegar algo que está bem acima de nós.Assim, o treinamento funcional leva em consideração os movimentos naturais do corpo humano como agachar, empurrar, pular e outros. A parte boa desse tipo de treino é que ele usa variações desses movimentos. Os treinos nunca ficam monótonos.
Como funciona o treinamento funcional?
Ao contrário do que fazemos nas academias, o treinamento funcional não recruta uma musculatura isolada e sim, todo o corpo de uma única vez. A série de exercícios é executado em vários planos: vertical, horizontal, baixo, plano e médio. Além disso, aqui você encontrará movimentos mais complexos do que os da musculação.Os equipamentos utilizados são livres como as cordas de TRX, os halteres, cabos, bolas, fitas, entre outros. Aqui, o principal é utilizar o peso do próprio corpo como carga para as práticas. Em um único exercício é possível trabalhar todas as musculaturas do corpo.
Os benefícios do treinamento funcional
Como realiza movimentos complexos, esse treino consegue trabalhar diversas funções do corpo como a coordenação motora, o equilíbrio, a cognição, entre outros. Por exigir várias funções do corpo ao mesmo tempo, o gasto enérgico acaba sendo maior se comparado a outros exercícios. Veja abaixo outras vantagens:
Tonificação muscular;
Aumento da flexibilidade;
Melhora o condicionamento cardiorrespiratório;
Emagrecimento;
Melhora da autoestima;
Ajuda na depressão e ansiedade;
Quem pode fazer o treinamento funcional?
O histórico do indivíduo é muito importante. Por exemplo, pessoas que passaram mais tempo se dedicando aos exercícios físicos durante a sua vida, conseguem se adaptar melhor ao treinamento. Ele não é o mais indicado para pessoas iniciantes e sedentárias devido à complexidade dos treinos, mas também é possível montar uma série de exercícios mais simples e ir modificando com o tempo.
O treinamento funcional ajuda muito no desenvolvimento do corpo, principalmente em questões de flexibilidade e equilíbrio. Sem contar que é um tipo de treino que a maioria gosta, principalmente aqueles que não se adaptam a rotina da musculação tradicional.