Início Musculação e Treinos Treino Abdominal – Emagrece? Qual a função no corpo?

Treino Abdominal – Emagrece? Qual a função no corpo?

Um bom treino abdominal não é aquele que você faz sem parar até se esgotar. Porém, ao mesmo tempo, também não é aquele que você faz uma série hoje, outra daqui a dois dias, e espera ter resultado. O treino abdominal deve ser levado a sério tanto quanto qualquer outro exercício de musculação.

Muitas vezes estes treinos acabam ficando para o fim da sessão. E isto causa uma falsa impressão de que ele são menos importantes. O que não é verdade. Afinal, além de ajudar a definir a barriga e a cintura, este tipo de treinamento ajuda o corpo a ficar muito mais fortalecido para aguentar outros tipos de cargas e treinos.

É tudo uma questão de processos: um treino precisa do outro para que no fim, você possa colher os resultados que tanto busca. E por isso, falaremos mais sobre os exercícios abdominais e como você deve enxergá-los no dia a dia.

treino abdominal
Treino de abdominal. Foto: Freepik

Treino Abdominal – Ele realmente emagrece?

Esta é uma das perguntas mais recorrentes de praticantes de academia. Será que o treino abdominal realmente emagrece? Algumas pessoas se perguntam se treinos de musculação emagrecem ou até mesmo se academia emagrece, o que nos faz entender que há uma falsa impressão de que somente treinos aeróbicos (corridas, caminhadas, bike) emagrecem.

E não é verdade. O abdominal pode sim ajudar na perda de peso. Ele só não é o exercício mais indicado para isso. Existem outros que vão te ajudar muito mais. Mas, como forma de complemento e fortalecimento da região, o seu professor de educação física ou instrutor da academia podem sugerir que você faça algumas boas sessões durante os treinos.

treino abdominal
Mulher fazendo abdominais. Foto: Freepik

Qual a função do abdominal no corpo?

O abdominal é um exercício extremamente fortalecedor. Ou seja, os efeitos no corpo são muito positivos, desde que feitos da forma certa. E quando falamos em “forma certa”, é importante entender que não existe fórmula nem segredo. Tudo vai depender do seu corpo, de seu preparo físico e estágio na academia.

O professor de educação física irá coordenar e orientar o seu treino de acordo com o seu corpo. Por isso, nunca hesite em pedir ajuda e orientação. Treinar sozinho pode ser prejudicial para sua saúde, caso você não entenda do assunto.

Além de ajudar a definir sua cintura e criar aquele famoso “tanquinho”, o abdominal também fortalece a região abdominal. E isto é ótimo para que você consiga superar cargas e desafios maiores durante sua sessão de treinos.

Quais os tipos de abdominais que você pode fazer?

Existem muitos tipos de abdominais. E todos eles tem relação direta com o seu corpo. Vamos falar de três tipos, que são:

  • Supra: Deitado com a barriga para cima, pernas elevadas, joelhos flexionados, pés junto.
  • Oblíqua: Deitado com a barriga para cima, mãos atrás da cabeça, joelhos flexionados.
  • Profunda: Barria para baixo com os ombros e cotovelos flexionados (prancha).
treino abdominal
Mulher treinando abdominal prancha. Foto: Freepik

A alimentação é fator fundamental para um bom treino

E por último, a alimentação. Você poderá fazer o treino que for, mais pesado que for. Mas, se não houver uma combinação de alimentação, dificilmente você terá resultados positivos. Por isso, procure ajuda nutricional para elaboração de um cardápio de acordo com suas necessidades de vitaminas, proteínas, carboidratos e treinos.

Lembre-se sempre que não existe “receita pronta” quando o assunto é treinamentos. Esta é uma metáfora que se encaixa inclusive na alimentação. Desta forma, não compre receitas prontas ou faça dietas radicais que não tenham nenhum tipo de apoio nutricional. O seu corpo é uma máquina que precisa estar com todas as peças, fluídos e combustíveis em dia!

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui