Treino de Panturrilha em Leg Press e sentado

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Outra maneira de realizar o treino de panturrilha é utilizando o leg press (ou máquina própria para panturrilha muito parecida com o leg) ou utilizar a máquina na qual você ficará sentado. O interessante de utilizar as duas é que você vai ter enfoque em dois músculos diferentes, um será no gastrocnêmio e outro no solear. Mas vamos ao que nos interessa.

Veja também: treino para panturrilha.leg press

Como fazer no Leg Press

Músculo principal: gastrocnêmio.

Musculatura secundária: solear.

Apoie a frente dos pés na plataforma do leg press bem na borda inferior e abaixe o peso o máximo que conseguir. Essa é a posição inicial do movimento. Depois de destravar o aparelho empurre o peso para cima ao máximo e desça lentamente até a posição de início.gym

Dicas

Com a ponta dos pés para fora ou mais abertos, a musculatura medial será mais trabalhada. Já com a ponta voltada para dentro ou os pés numa posição mais fechada, enfocará a musculatura lateral. Os joelhos devem ser mantidos sempre em posição estendida e assegure-se de que o movimento fique apenas nos tornozelos. Caso os joelhos fiquem um pouco fletidos, o músculo solear estará participando do movimento.gym

Como fazer panturrilha sentado

Músculo principal: solear.

Musculatura acessória: gastrocnêmio.

Esse exercício é muito parecido com os outros, a única diferença é que deve ser realizado sentado em máquina própria onde as pontas dos pés ficam apoiados na plataforma e a parte inferior da coxa, próxima ao joelho, fica apoiada abaixo das almofadas. Erga o peso com a ponta dos pés elevando ao máximo os calcanhares e depois retorne para a posição de início lentamente. As mesmas considerações feitas para o exercício anterior cabem para este.

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