O trekking é uma atividade que vem se popularizando cada vez mais, e não é para menos: é uma atividades que coloca os praticantes em contato com a natureza, através da caminhada por trilhas naturais, em parques, reservas, bosques, etc.
Ele é uma atividade física de característica aeróbica. O trekking pode ser praticado tanto como uma forma de lazer, quanto em competições. Nesse caso, trata-se do trekking de regularidade e das corridas de aventura, modalidades que hoje são praticadas em todo o mundo.
Quem pode praticar o Trekking?
Não tem muita restrição para quem quer praticar o trekking: basta estar saudável. Pessoas com problemas de locomoção, com lesões nos membros inferiores e quadris, podem enfrentar dificuldades em terrenos mais acidentados. Não deixe de ver: Aprenda como melhorar a caminhada.
Vantagens de praticar o Trekking
Os praticantes do trekking aliam o prazer em contemplar a natureza com os benefícios da atividade física, tentando fugir do stress do dia-a-dia. Com subidas, descidas, terrenos mais ou menos acidentados, a capacidade cardiorrespiratória é desenvolvida.
Riscos do Trekking
As trilhas em parques e mata fechada precisam ser cuidadosamente planejadas, quando não se conhece a área. Estar acompanhado de guias é importante, para evitar se perder. São muitas as histórias de pessoas – sozinhas ou em grupos – que se perdem por acharem que vão conseguir se guiar sozinhas em chapadas, montanhas, praias, planaltos etc.
Os tipos de trekking
Trekking de um dia – A caminhada tem aproximadamente 10 km com início e fim bem definidos – muito comum em parques nos grandes centros urbanos.
Longa distância – É praticado por grupos com equipamentos para pernoites (como barraca e saco de dormir) e alimentação própria. Podem durar vários dias.
Regularidade – É uma competição, onde o importante não é a velocidade e sim manter-se no percurso correto e no tempo determinado.
Velocidade – Também uma competição, cujo objetivo é alcançar postos de controle definidos pela organização da prova, no menor tempo possível, definindo o melhor caminho com cartas de navegação e bússola.
Equipamento para Trekking
Modelos de tênis específicos já existem com grande variedade. É importante notar que, devido à irregularidade dos terrenos percorridos, os calçados com cano mais alto ajudam a evitar torção no tornozelo. Mochilas com lanches, kit primeiros socorros, água, lanterna e demais acessórios – o tamanho varia conforme a duração do trekking. Quanto às roupas, conforto e secagem rápida são indicados – em regiões quentes as roupas também devem ser claras.