Tudo sobre a Niacina (vitamina B3)

2

A niacina, nome genérico dado ao ácido nicotínico e também conhecida como vitamina B3 ou vitamina PP está dentro do grupo das vitaminas denominadas hidrossolúveis. Ela possui uma importante função que é a de reparar o DNA e de participar diretamente do metabolismo energético. Desta forma, é uma importante vitamina para quem pratica qualquer tipo de atividade física. A niacina participa de outras funções orgânicas que veremos mais adiante.

Veja quais são os benefícios da vitamina B12 para a nossa saúde.cogumelo

Ação metabólica

A quantidade de niacina que cada alimento possui é depende do teor de ácido nicotínico deles. Essa substância se transforma em niacina através da ação do triptofano que existe nos alimentos. A niacina é necessária para liberar duas enzimas importantes no processo de metabolismo energético: a nicotinamida adenina dinucleotídeo (NAD) e a nicotinamida adenina dinucleotídeo fosfato (NADP). Elas realizam a chamada oxidação dos lipídeos, proteínas e açúcares.

Os benefícios da niacina (vitamina B3)

Como já foi dito, a niacina age, principalmente, no metabolismo energético. Para realizar as suas atividades do dia a dia, especialmente na hora de fazer exercícios físicos, você precisa de glicose. Essa substância é uma hexose que é produzida a partir da quebra do carboidrato realizada pelo NAD e pelo NADP.frango

Para que o nosso organismo consiga absorver os nutrientes necessários presentes na dieta, é necessário que ocorra a quebra desses nutrientes em pedaços minúsculos para que só assim o nosso intestino consiga absorvê-los. Portanto, quando não há vitamina B3 o suficiente na dieta você pode sentir uma sensação de fadiga constante.

Descubra todos os benefícios da vitamina A.

Essa vitamina é essencial para o processo de digestão dos alimentos. Um dos grandes responsáveis por essa quebra dos alimentos é o HCL, também conhecido como ácido clorídrico, presente no estômago.

Aumenta o HDL

A niacina se tornou muito famosa de uns 50 anos para cá depois que foi descoberto que ela ajuda a elevar os níveis de colesterol  bom (HDL) e, consequentemente, reduzir o colesterol ruim (LDL). Porém, dois estudos realizados revelaram que os efeitos colaterais causados pela vitamina não ofertavam um bom custo-benefício.aveia

Doses excessivas de niacina podem causar o desenvolvimento da gota, descontrole das taxas de açúcar no sangue (um grande risco para aqueles que têm propensão a desenvolver o diabetes), sangramentos em excesso, entre outros. Por tudo isso, as pesquisas verificaram que, aqueles que tomam o suplemento de niacina afim de evitar um infarto ou AVC acabam tendo 9% a mais de chances de morrer.

Efeito antidepressivo

Alguns estudos estão sendo realizados para provar a eficácia da niacina como coadjuvante no tratamento de pacientes que possuem depressão. Como essa vitamina é formada a partir do triptofano, um precursor da serotonina (um neurotransmissor que consegue liberar substância que promovem a sensação de prazer e bem-estar).

Esses estudos começaram porque foram constatados déficits dessa vitamina em pacientes depressivos. Só que é preciso fazer uma investigação para saber se a depressão do indivíduo vem de ordem biológica ou se há fatores externos associados a ela.sanduiche de atum

Deficiência de Niacina

A principal doença causada pela deficiência da niacina é a Pelagra. Não apenas a deficiência de niacina como também de de triptofano (por poder ser convertido em niacina) também pode ocasionar o desenvolvimento da doença. Existem dois grupos de risco: os que têm como principal alimento o milho já que este é pobre em niacina e os alcoólatras crônicos por se alimentarem de forma insuficiente.

Outro grupo de risco são os portadores da doença de Hartnup. Esses indivíduos possuem deficiência de triptofano no organismo porque não conseguem absorvê-lo de forma eficiente como a maioria das pessoas. O tratamento neste caso está voltado para uma suplementação de niacina.frango

Principais sinais e sintomas da Pelagra:

  • machas avermelhadas e simétricas na pele como se fossem queimaduras provocadas pelo sol;
  • perda de apetite, diarreia (que pode ser sanguinolenta) e náusea;
  • a língua e a boca podem inflamar, incluindo a vagina;
  • perturbações mentais: cansaço, apatia e dificuldade para dormir;
  • disfunção cerebral: alucinações, confusão mental, desorientação, amnésia, sendo que a encefalopatia pode se desenvolver até se tornar uma psicose maníaco depressiva;

O tratamento é focado em aumentar significativamente as doses de niacina em 25 vezes a quantidade que é recomendada por dia. Acrescenta-se a isso 10 vezes a dose recomendada de outras vitaminas do complexo B, principalmente as vitaminas B1, B2 e B6 e  ácido pantotênico por que a deficiência dessas substâncias também podem estar causando os sintomas da pelagra.figado

Principais fontes de niacina

Os principais alimentos que são ricos em niacina são o frango, atum, peru, salmão, carne de boi, amendoim, lentilhas, pão e café. Claro que aqui também entram os suplementos de niacina que só são necessários para aqueles que possuem alguma doença como o alcoolismo ou então deficiência de absorção de triptofano como na doença de Hartnup. De qualquer forma, um acompanhamento médico se faz necessário para que ocorra a suplementação.

Valores recomendados

Para o adulto, com uma dieta de 2000 kcal por dia, o valor mínimo de ingestão é de 13 mg. Para as gestantes esse valor muda e são adicionados 2 mg ao dia e de 5 mg para as que já estão em fase de amamentação. O ideal é consultar um nutrólogo para saber quais são as suas necessidades diárias de niacina de forma específica, fundamentadas no seu ritmo de vida.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

2 COMENTÁRIOS

  1. Nao sabia nem a metade do importante que he se alimentar bem e os beneficios para nossa saude e bom humor que e a niacina. Obrigada por me informar, seguirei mais seus artigos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui