Emagrecer se tornou uma necessidade para muitas pessoas. Mesmo aquelas que não apresentam nenhum tipo de patologia relacionada à obesidade querem perder peso querem ter números a menos no manequim e são capazes de fazer quase tudo para ter o corpo dos sonhos. Um remédio que se tornou muito famoso entre os mais desesperados foi o Xenical. Mas, antes de tomar qualquer medicamento para emagrecer, o ideal é procurar informação.
Como funciona o Xenical
O Xenical entrou nas prateleiras das farmácias em 11 de janeiro de 1999 e já se transformou no milagre em cápsula para a perda de peso. Ele simplesmente sumiu das prateleiras pois, todos queriam aproveitar os seus efeitos ainda para o verão da época. Ele é indicado para indivíduos que sofrem de obesidade, ou seja, possuem um IMC acima de 30. Para um IMC abaixo de 28 só é aconselhável quando há alguma patologia relacionada ao excesso de peso.
O medicamente é feito à base de uma substância chamada Orlistate que age diretamente na função da enzima lipase. O responsável por liberar esta enzima que tem como função metabolizar a gordura é o pâncreas. Ela é secretada no intestino delgado e metaboliza os lipídeos encontrados alimentos transformando-os em ácidos graxos e glicerol.
Sem a degradação dos lipídeos, o intestino não consegue absorver as gorduras que vêm dos alimentos, mais precisamente, 30% da gordura ingerida não é absorvida. Como não é metabolizada ela sai do corpo através das fezes. Além de ajudar na perda de peso ela também ajuda a reduzir os níveis de LDL, o colesterol ruim.
Dica: Quer perder peso? Conheça a dieta do leite ou a dieta detox.
Efeitos adversos do Xenical
Um dos motivos pelos quais a vende de Xenical passou a ser controlada por receita médica é pelo fato dele gerar diversos efeitos adversos e ser prejudicial para a saúde. O preço do remédio também é considerável já que é difícil encontrar um lugar que venda-o por menos de R$ 100. Além do que não é vendido sem receita médica depois que a ANVISA restringiu a sua venda.
Um dos efeitos promovidos pelo Xenical e que torna o medicamente prejudicial a nossa saúde é fota de impedir que várias vitaminas lipossolúveis como a vitamina A, D, E e K, que precisam da gordura para serem absorvidas, são levadas embora junto com as fezes. Outros efeitos indesejáveis:
- flatulência;
- dor na região do abdome;
- diarreia gordurosa;
- dor de cabeça;
- outros problemas gástricos e intestinais;
Alternativas mais naturais
Como se pode ver o Xenical pode não ser a melhor escolha para quem quer perder peso. O ideal é a casadinha de sempre: alimentação balanceada e exercícios físicos. Se você quer perder peso e mantê-lo, que é o mais difícil, a reeducação alimentar é a única solução. Invista na sua saúde e no corpo dos sonhos indo a um nutricionista e contratando um profissional na área de fitness para que eles possam te ajudar a alcançar os objetivos sem sofrimento.
Existem outras duas boas alternativas para quem quer perder peso de maneira rápida. A primeira é acrescentar algas ao cardápio. Aquelas algas encontradas em comidas japonesas são excelentes para reter gordura e conseguem números bem maiores que os do Xenical, conseguem impedir até 70% da absorção de gordura e formam um tipo de encapsulamento da gordura dentro do intestino.
Outra opção é a quitosana. É um tipo de carboidrato extraída do exoesqueleto de crustáceos como caranguejo, lagosta, siri e outros. Ela consegue agrupar a gordura em até 8 vezes o seu peso líquido e desta forma, impede que o nutriente seja absorvido pelo intestino. Por ser um medicamento natural, até o momento não houve relatos de efeitos indesejáveis.