Turbine o Treino da Natação

0

Você já está fazendo aulas há algum tempo e quer ir mais além, nadar mais sem se sentir tão ofegante. Mesmo já fazendo um treino excelente, é normal que queiramos sempre mais e isso é uma qualidade excelente, pois nos faz ir sempre mais além das nossas expectativas. Para isso, é preciso não deixar que o corpo se habitue a mesma carga de exercícios e realizar mudanças na maneira de treinar, mas é claro que consultando um profissional primeiro.

Tenha hábitos

acadm

Se todos os dias colocamos o despertador para tocas as 6 da manhã, então, mesmo nos finais de semana e em feriados,vamos acordar as 6 da manhã, ainda que o despertador não toque. Isso é criar um hábito, fazer algo com certa frequência. O mesmo acontece na natação: se você praticar sempre, ficará cada vez melhor e o ideal é fazer isso, pelo menos 3 vezes por semana. É o mesmo que acontece com a musculação, se você passa muito tempo sem treinar o corpo se acostuma e fica difícil voltar a forma de antes.

Leia também: como transformar o exercício físico num hábito.

Concentração

natacao

Treinar, não importa a modalidade, conversando com o amigo do lado não é uma boa ideia. Você para de prestar atenção no movimento que está fazendo, perde a qualidade do treino e também os seus benefícios. Outro ponto importante é não pensar na velocidade, achando que quanto mais nadar melhor. Realizando os movimentos com a técnica correta, você conseguirá ir com mais velocidade e nadar por mais tempo, pois fará menos esforço.

Usando as nadadeiras

natacao

Pode parecer estranho, a primeira vista, fazer aulas de natação com nadadeiras. Bom, com a ajuda delas, a sua postura na piscina ficará melhor e a força nas pernas também irá aumentar por causa da resistência que a nadadeira aplica na água. O uso desse objeto deve ser orientado por um profissional, pois pode causar lesões se utilizado de maneira incorreta.

Fazendo outros exercícios

natacao

Uma das grandes dificuldades que os praticantes de natação enfrentam é a resistência cardiorrespiratória. Então, se você começar a se exercitar com atividades que treinem essa resistência, o seu desempenho irá melhorar bastante. Atividades como hidroginástica, corrida, treinamento funcional, musculação e outros, podem te dar resistência muscular e respiratória.

Mais rápido e mais intenso

natacao

É preciso saber quando se deve variar a intensidade e a velocidade do treino. Realizar essas mudanças é muito importante para ter um melhor desempenho na piscina. O mais importante é saber quando essa mudança deve ser feita e para isso, você talvez precise de orientação profissional.

Desacelere

natacao

Ser mais veloz e aumentar a intensidade dos treinos é importante, mas não vá com muita sede ao pote. Se você realizar treino de natação de forma muito intensa, um seguido do outro, poderá causar fadiga muscular e por fim, alguma lesão. O seu desempenho pode começar a cair em poucos dias e isso é bem óbvio, porque os músculos precisam de um tempo para se recuperar do treino do dia anterior. O ideal é fazer treinos de maneira intercalada na semana: um intenso, um leve e um intenso.

Modifique os estilos de nado

natacao

Você, com certeza, deve ter a sua modalidade de nado preferido, mas é importante que haja mudanças no treino de natação para trabalhar outras funcionalidades dos músculos como equilíbrio e coordenação. Quem faz atividade física, precisa ver a musculatura como uma cadeia, um todo, onde o trabalho de um músculo interfere no outro. Portanto, fazer essas mudanças pode ser necessário para melhorar o desempenho e deixar o treino menos monótono.

A roupa adequada

natacao

O principal objetivo aqui é reduzir o atrito do corpo do atleta com a água, pois isso fornece velocidade. Quando se fala em roupa, a tecnologia tem dado uma grande ajuda para os nadadores. Se você é daqueles que gosta de competir aqui vai uma dica: durante o treino de natação, use roupas mais grossas e até duas camadas para aumentar a resistência e nada hora da competição use roupas bem finas, assim você vai se tornar muito mais veloz.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais Dicas Legais

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui