Uso de espelhos em academias divide opiniões

U Milena Costa    t 25 de janeiro de 2018


O uso de espelhos em academias divide opiniões. Já foi feito um estudo sobre o assunto para identificar se os espelhos são necessários ou não para as atividades de musculação. Enquanto há quem defenda o uso de espelhos, tem quem condene.

Nesse artigo debatemos mais sobre o assunto para entender se o uso de espelhos é ou não necessário nas academias.

Uso de espelhos

Estudo


Um estudo do Instituto de Reabilitação de Chicago, nos Estados Unidos, avaliou 10 voluntários, homens e mulheres, com idades entre 18 e 50 anos, fazendo agachamentos em 3 posições diferentes com e sem espelhos.

Tanto com espelhos como sem eles, foram registrados variações, em que a pessoa colocava o peso do corpo sobre a perna dominante. Os espelhos criavam atrasos no tempo de reação, pois a pessoa interpretava primeiro a imagem antes de corrigir o erro.

uso de espelhos

O que diz quem defende o uso de espelhos

Quem defende o uso de espelhos acredita que eles não necessários para melhorar o posicionamento dos pés, quadril, ombros, braços e cabeça. O espelho ajuda que você consiga perceber se está totalmente alinhado sem precisar da ajuda do instrutor ou de um colega.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre 7 dicas para vencer a preguiça na hora de malhar

A sabotagem causada pelo espelho

Quem é contra espelhos acredita que é possível alcançar ótimos resultados sem ele. Principalmente pela diminuição da cobrança da própria pessoa. Quando nos exercitamos liberamos substâncias que nos fazem sentir bem e feliz. Mas principalmente se ainda não alcançamos o corpo desejado, podemos nos entristecer e desmotivar ao olhar no espelho.

uso de espelhos


O que levaria água a baixo todo o esforço. Já que um dos maiores motivos para as pessoas se exercitarem é a sensação de bem-estar. Muita gente que malha em academias sem espelhos defendem que se sentem mais confortáveis.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre alimentos que tiram a energia no cotidiano

Há quem defenda que ver muitas pessoas cultuando o próprio corpo pode gerar uma competição não saudável nas academias. Ou até mesmo causar desconforto nas pessoas por acreditar que quem fica se olhando no espelho são pessoas muito obcecadas com o próprio corpo.

O que fazer?

Bom, existem academias com espelhos e academias sem espelhos. Você pode fazer aulas em academias diferentes e descobrir o que te faz sentir melhor. Não tem problema algum em gostar de se exercitar com espelhos, só é importante lembrar que seu corpo não é só beleza, que o principal objetivo de se exercitar é a saúde.

uso de espelhos

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre a melhor hora para malhar de acordo com seu objetivo

Por isso lembre-se de fazer os exercícios na postura correta. Sempre atentando mais para fazer o exercício corretamente. O mesmo vale para quem optar por se exercitar sem espelhos. Não tem nada errado em se sentir mais confortável em academias sem espelhos.

Mas sempre se lembre do objetivo principal. Fique atento para estar com a postura correta e peça ajuda ao personal se precisar. E para os dois casos é importante lembrar de unir os exercícios físicos a boa saúde mental e a boa alimentação.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *