As férias – em julho ou no fim do ano – levam muitas pessoas a viajar com a família para um lugar distante e sair da rotina inclui deixar os exercícios físicos de lado.
Nada mais prático do que escolher como destino um resort com serviço all-inclusive.
Nesses locais, pode-se alimentar a qualquer hora, com as despesas pagas já no pacote escolhido. Embora prático, a tentação é grande para quem está tentando manter uma alimentação rica em proteínas e carboidratos complexos. Manter a ingestão de gorduras boas e fibras vira um desafio.
É importante lembrar que não é porque você pode comer tudo que você deve comer tudo. E o fato é que os buffets desses locais oferecem sim muitas opções de refeições e beliscos saudáveis.
Para ter em mente, veja alguns alimentos para evitar por completo nesses locais:
Waffles, donuts e panquecas
Em férias, o brasileiro adora se sentir um estrangeiro. E dá-lhe comer no café da manhã o que os gringos comem! Saborosos, esses alimentos são vazios de nutrientes, feitos com farinha refinada de trigo e, no caso dos donuts, fritos.
Uma opção similar e menos agressiva é a crepioca, feita com a tapioca batida com ovo e cozida como uma panqueca. Pode-se adicionar geleias de fruta integrais, raspas de chocolate com alto teor de cacau, canela em pó, farinha de linhaça dourada.
Sorvetes
Manhã, tarde, noite… toda hora é hora de sorvete em resorts all-inclusive. Muitos deles oferecem máquinas de sorvete para auto-atendimento, ou seja, não é necessário nem pedir para um garçom trazer a guloseima para você.
O sorvete de massa industrializado é um dos alimentos para evitar, pois é pobre em nutrientes. Por exemplo: uma bola de chocolate, com cerca de 60 gramas, contém 130 calorias e 18,5% dos valores diários de gorduras saturadas.
Rico em açúcar e gorduras, o sorvete não oferece muito mais que isso. Uma alternativa pode ser, a invés de encher um tigela com o doce, pegar uma pequena quantidade e adicionar frutas frescas. A combinação de morangos e chocolate, ou kiwi e sorvete de coco é deliciosa!
Pão
Outro item presente em qualquer horário no all-inclusive. Mesmo os sanduíches aparentemente saudáveis, com frios leves e saladas, são finalizados com fatias de carboidratos refinados, com poucos nutrientes. São alimentos para evitar sempre que possível.
É de se esperar que o buffet ofereça opções de pães com farinha integral de trigo enriquecidos com nutrientes. Não é o ideal, mas menos danoso que a opção branquinha, essa sim líder na lista dos alimentos para evitar.
Drinks coloridos
Uma bebida como a piña colada oferece um coquetel de carboidratos pobres e gorduras danosas para o organismo.
Misturando rum, leite de coco e leite condensado com suco de abacaxi, o preparo tem cerca de 185 kcal/100ml. Um dos vários exemplos de como os belos drinks oferecidos nos resorts podem sabotar a evolução de qualquer pessoa.
Uma regra geral: quanto mais simples a bebida, melhor. Uma margarita com gelo, vinho rosé ou frisante fazem menos estrago.
E na volta? Como retomar a rotina? Veja dicas em nossa matéria sobre como voltar a malhar depois das férias.