Sedentário: Entenda o conceito e como sair do sedentarismo

Geralmente quem não pratica esporte ou vai a academia é considerado sedentário por outras pessoas. Mas não é bem assim que funciona. Você pode muito bem não ser sedentário. Mesmo não tendo uma rotina de exercícios ligada a esportes ou em ir à academia.

Nesse artigo a gente vai falar um pouco sobre o real conceito de sedentário. E também te dar algumas dicas para sair do sedentarismo sem acarretar em problemas de saúde.

Atividade física

Efeito Rebote

Quem pratica menos de 150 minutos de atividade por semana é considerado sedentário. Isso para pessoas de 18 a 60 anos. Ou seja, aquela pessoa que tem o máximo de comodismo no cotidiano. E consome mais calorias do que gasta.

Quem pratica exercícios moderados 5 vezes na semana por volta de 30 minutos. Ou exercícios intensos por volta de 20 minutos por 3 vezes na semana não é considerado sedentário.

Se você todo dia sobe aquela escada correndo, ou caminha uma parte do percurso até o trabalho. Ou pessoas que fazem atividades domésticas, como lavar roupas, limpar a casa e outras coisas. Ou mesmo outros trabalhos braçais. Essas pessoas não são consideradas sedentárias, por mais que suas atividades não tenham ligação com o universo esportivo ou da academia.

Confira também nosso artigo sobre quem pratica atividade física diária vive mais

Pesozumba

Como foi falado acima, o que acontece é que o sedentário tende a consumir mais calorias do que gasta. Isso nos leva sim a uma taxa alta de obesidade ligada ao sedentarismo. Porém existem pessoas magras e sedentárias.

Isso tem muito a ver com o biotipo da pessoa. O corpo ectomorfo não costuma engordar. Mas muitas pessoas de corpo ectomorfo tendem a permanecer no sedentarismo por não sentirem o efeito dele na balança.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre 5 dicas para quem quer começar a correr

Como sair do sedentarismo?academia

Para sair do sedentarismo a gente recomenda que sua primeira atitude seja consultar o médico. A maioria das pessoas quando resolvem sair do sedentarismo decidem começar logo e acabam deixando o médico de lado. É uma péssima ideia.

O médico vai conseguir avaliar adequadamente se você está bem para realizar a atividade desejada. O cardiologista é um dos médicos mais importantes nessa etapa. Liberado por ele, você só vai precisar começar aos poucos.

A caminhada é uma das atividades mais procuradas pelo sedentário que quer mudar de vida. E muito boa, mas você também pode pedalar, praticar uma luta ou esporte de equipe e também ir a academia e fazer musculação ou outra atividade como fitdance. Fica a seu critério.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais Dicas Legais

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui