Aliviar dores nas costas com yoga

U Milena Costa    t 9 de julho de 2018


Praticar yoga para aliviar dores nas costas pode ajudar muito. Vale a pena lembrar que você pode precisar procurar a ajuda de um médico. E que as posturas de yoga que serão compartilhadas aqui possuem nomes específicos. Mas por tratar de iniciantes que procuram ajuda para aliviar dores nas costas usaremos nomes mais populares.

Nesse artigo você encontra algumas posturas que podem ajudar a aliviar dores nas costas. A Yoga é ótima para melhorar o bem-estar e também a circulação. Se você se interessa mais pelo assunto pode procurar aulas com um professor que te ajude a evoluir na prática.

aliviar dores

Causas de dores nas costas

As dores nas costas podem ter várias razões. Não é apenas o trabalho como muita gente acredita. Embora seja sim uma das principais causas. Confira as causas principais:

  • Passar muitas horas sentado ou em pé
  • Obesidade
  • Vida sedentária
  • Posturas incorretas
  • Fumar

Alongando as costas

aliviar dores

Para alongar as costas com posturas de yoga e aliviar dores nas costas é preciso também manter a respiração lenta e regular. Isso é muito importante. Sentado em uma superfície plana, pode ser o chão, entrelace os dedos das mãos e estique os braços para cima.

Alongue os braços e a coluna para cima o máximo oque puder, de uma forma confortável sem ficar sentindo dor. Seus braços devem tocar as orelhas e os braços bem rápidos. Mantenha a postura por alguns segundos enquanto respira.

Você pode manter a posição e inclinar para as laterais. Também pode esticar os braços para frente e alongar a coluna na mesma direção. É muito importante continuar mantendo a respiração concentrada.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre os primeiros passos para praticar yoga sozinho em casa

Torção lateral da coluna

aliviar dores

Para essa postura sente-se no chão com as pernas esticadas. Dobre uma das pernas para dentro deitada no chão. Com a outra perna dobrada e a sola do pé no chão, use-a para apoiar o braço oposto.

A intenção é de fato torcer a coluna na lateral, mantenha o braço da frente apoiado na perna flexionada. E a outra mão no chão, bem apoiada. Fique por alguns segundos respirando e se concentrando. Depois vire para o outro lado.

Aproveite para conferir também o nosso artigo sobre causas e tratamento de estômago alto

Postura do gato

aliviar dores

Essa postura alonga não apenas as costas, mas também o pescoço e o tronco. Na posição quatro apoios mantenha a concentração na respiração e movimente a coluna arredondando-a. Faça esses movimentos de forma suave, todos os movimentos da yoga são assim.

Depois você pode fazer a postura da criança. Sente sobre os calcanhares e deite o corpo no chão, estique os braços para frente e relaxe enquanto se concentra na sua respiração.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como se alongar no cotidiano

Postura da meia noite

aliviar dores

Deite-se de costas para o chão e flexione os joelhos. Entrelace as mãos nas costas, braços esticados e as mãos quase tocando os pés. Eleve o quadril e mantenha a postura enquanto espira e estica as costas.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre 5 tipos de agachamento para fazer em casa

Mudança de hábitos

Para aliviar dores nas costas, evitar esses problemas e se livrar desse incomodo, a yoga pode ajudar muito. Mas vale a pena mudar de hábitos. Antes de tudo recomendamos que você procure um médico para avaliar as causas dessas dores.

Então além de se cuidar junto a um profissional, vale a pena manter um peso equilibrado. Não fumar e manter hábitos mais saudáveis, como se exercitar com frequência e manter boa postura também ajudam muito a aliviar dores nas costas e a se sentir melhor e mais disposto.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *