Início Aeróbicos Aula de Dança: O guia completo para entender esta rica atividade física...

Aula de Dança: O guia completo para entender esta rica atividade física para o corpo e para a mente

aula de dança

Fazer aula de dança é uma boa ideia? Esta é uma das dúvidas mais comuns entre as pessoas que estão iniciando ou pensam em iniciar algum tipo de atividade física. Afinal, é muito comum vermos cada vez mais novas academias sendo abertas com um foco único: aulas de dança. O que antes era considerado algo escondido, exclusivo ou de difícil acesso, hoje é algo muito mais aberto. E é justamente a partir deste ponto que podemos entender o seguinte: aula de dança é uma boa alternativa para todos!

Se você acha que para dançar em uma academia, você precisa ter um corpo definido ou mesmo já saber dançar alguma coisa, saiba que não é bem assim. Do ponto de vista de atividade física, as aulas de dança são muito mais voltadas para a necessidade praticar alguma coisa, do que necessariamente para o aluno ou a aluna se transformar em uma dançarina profissional (embora possível também).

A aula de dança é lúdica, divertida, queima muitas calorias e pode ajudar a trazer de volta aquela autoestima perdida com os dias corridos e de muito trabalho no escritório. Estes são apenas alguns detalhes que você pode considerar na hora de escolher entre este tipo de prática, ou outra atividade física. Afinal, ter critérios sólidos é a melhor maneira de tomar uma decisão, não é mesmo?

Desta forma, neste guia você entenderá quais são os principais benefícios relacionados as práticas de aula de dança e quais são os melhores estilos de música para tal. Então, acompanhe o texto e saiba mais.

Mulher dançando – Foto: Freepik

Aula de dança – Quais são os principais benefícios desta prática? Ajuda a emagrecer? Ajuda na saúde mental?

As aulas de dança trazem uma série de benefícios para o corpo e para a mente. Dançar é uma das atividades mais lúdicas, divertidas, práticas e sociais que você poderá realizar. Ela é indicada para todos os tipos de pessoas que queiram iniciar algum tipo de atividade física, mas não sabem muito bem por onde começar. Afinal, este tipo de prática ajuda a soltar a musculatura e nós aprendemos também a nos sentir bem em determinados ambientes.

Antes, as aulas de dança eram feitas para pessoas que gostariam de se tornar profissionais dançarinos. Mas hoje, isto não necessariamente é verdade. Você não precisa ser um profissional de dança se você não quiser. Pelo contrário: usar as aulas de dança como uma forma de movimentar o corpo, queimar calorias e se desligar do mundo corporativo ou trabalho por alguns minutos, é uma ótima ideia.

E para compreender melhor estes benefícios, separamos uma lista com alguns dos principais. Veja abaixo:

  • Movimentos que trabalham o corpo inteiro – Ideal para queimar calorias e perder gordurinhas indesejadas;
  • Aulas de dança são alternativas lúdicas para não enjoar de um exercício físico ou perder a motivação;
  • Diversão e relação entre pessoas para tornar as atividades menos técnicas, sem perder o foco nos resultados;
  • Melhorias consideráveis na autoestima a partir das músicas que você gosta de ouvir no dia a dia;
  • Excelente alternativa para trazer benefícios ao coração e circulação sanguínea;

Falaremos sobre cada um dos tópicos acima a partir de agora, de maneira mais aprofundada. Continue lendo nosso guia para aulas de dança e veja se você pode se encaixar nesta modalidade. Quem sabe, você não se matricula ainda hoje em uma academia perto da sua casa, não é mesmo?

Mulheres dançando – Foto: Freepik

Aula de Dança – Movimentos que trabalham o corpo inteiro – Ideal para queimar calorias e perder gordurinhas indesejadas

O primeiro excelente motivo para que você comece a praticar aulas de dança, é o fator “movimento”. Dançar é sinônimo de se movimentar. E movimentos, como você bem sabe, é o que faz o nosso corpo gastar energia e, consequentemente, queimar calorias. Então, na prática, dançar é uma excelente alternativa para quem busca um exercício capaz de queimar muitas calorias.

De maneira geral, a gente precisa se movimentar para obter saúde no médio e longo prazo. Disso, não há dúvidas. Porém, nem todos os exercícios são para todos os tipos de pessoas. Por exemplo, corridas de rua queimam calorias. Mas não necessariamente esta prática vai ser boa para todos. Afinal, tem pessoas que não vão gostar de correr. Mas que, mesmo assim, querem encontrar um exercício para praticar.

A dança, então, entra como uma alternativa criativa e diferente para perder aquelas gordurinhas indesejadas e que estão a incomodar por muito tempo. Dançando, você não perceberá o tempo passar. E com uma boa música para guiar seus passos, tudo ficará mais legal. E, sem nem mesmo que você perceba, estará movimentando braços, pernas, pescoço, tronco e, a partir disso, queimando calorias. Legal, não é mesmo?

Este é um exercício capaz de unir o útil ao agradável de uma forma completa.

Aulas de dança são alternativas lúdicas para não enjoar de um exercício físico ou perder a motivação

A gente sabe: nem sempre é possível manter a motivação ou a vontade de treinar. No início, a motivação até acontece. Mas com o passar do tempo, ela pode sim desaparecer. Principalmente pelo fato de você não enxergar resultados práticos no seu corpo, da maneira que você gostaria de enxergar. Então, como proceder?

Primeiramente, é importante entender que a motivação exagerada também é ruim. Ela não representa a realidade. Mas sim, uma energia extremamente acumulada para realizar alguma atividade. No longo prazo, isto pode não ser saudável. Afinal, se em algum dia você perceber que não está mais com tanta motivação como no início, psicologicamente você poderá achar que está desmotivado. Quando na verdade, não está. Está apenas em um estado equilibrado, e não exagerado, de motivação.

Em contrapartida, há sim aqueles treinos que enjoam. Principalmente se você não almeja resultados extremamente técnicos no seu corpo e treina apenas para manter a saúde, é importantíssimo encontrar atividades que resultem em animação. E as aulas de dança, claro, podem ajudar neste sentido. Pois elas divertem, ao mesmo tempo que ajudam a queimar calorias e gastar energias.

Diferente, por exemplo, de um treino de supino. Quem gosta de musculação, pode até torcer e esperar ansiosamente pelo treino de supino da semana. Mas para quem está treinando para manter a forma ou para fazer a manutenção da saúde, o supino pode ser um verdadeiro tédio.

Grupo de alunos dançando – Foto: Freepik

Aula de Dança – Diversão e relação entre pessoas para tornar as atividades menos técnicas, sem perder o foco nos resultados

Dançar é uma forma de socializar, fazer amizades e se divertir treinando, sem perder o foco nos treinos em si. Ou seja, praticar dança é uma alternativa incrível para quem busca um exercício diferente e muito mais animado do que diversas outras alternativas que encontramos nas academias convencionais.

É claro que no momento do treino, o foco é o treino. Ou seja, a gente precisa fazer o que tem que ser feito. Porém, do ponto de vista mental, é fundamental que a atividade que você esteja realizando, traga algum tipo de benefício de conforto e bem-estar. E isto pode parecer contraditório. Afinal, sair da zona de conforto é o clichê de quem busca resultados na academia. 

Porém, se você parar para pensar, é na nossa zona de conforto que vamos treinar melhor e realizar as melhores atividades, dentro daquilo que podemos e queremos fazer, não é mesmo? Pense em um escritório: se você trabalhar de maneira desconfortável, penosa, com dor nas costas ou com uma iluminação ruim que atrapalhe a visão, o seu desempenho vai ser pior, não é mesmo? E por que na academia ou nos treinos seria diferente?

Por isso, uma boa aula de dança pode ser uma alternativa muito legal para quem não abre mão de treinar forte, mas dentro de algo que seja agradável para os gostos pessoais.

Aula de Dança – Melhorias consideráveis na autoestima a partir das músicas que você gosta de ouvir no dia a dia

Ouvir música é uma canalização muito importante para diversos tipos de sentimentos e sensações. E quando unimos a música a uma atividade física, esta canalização se torna ainda mais incrível: a música inspira, impulsiona, anima, faz a gente correr 1km a mais do que o previsto, etc.

E em uma academia de dança, claro, a música será o instrumento que guiará seu corpo e a sua mente para uma prática saudável e que ajude a manter a saúde do seu corpo sempre em dia. Em consequência a isso, a sua autoestima acaba recebendo injeções poderosas de alavancagem. Logo, a tendência é que você sinta-se bem consigo mesmo no decorrer dos treinos.

Não há nada mais incrível do que sentir que estamos bem com nós mesmos. Este tipo de sensação nos ajuda a realizar mais, de maneira mais equilibrada e sem focar nas coisas “erradas”. E a dança, para quem gosta de praticá-la, tem este poder. Principalmente se você dançar as músicas que você mais gosta de ouvir. Neste caso, você estará ainda mais entregue ao exercício. O que é ótimo para colher melhores resultados.

Aula de Dança – Excelente alternativa para trazer benefícios ao coração e circulação sanguínea

E por fim, uma boa aula de dança é capaz de, no longo prazo, trazer diversos tipos de benefícios relacionados ao sistema cardíaco e circulatório. O sangue passa a trabalhar de forma muito mais tranquila no seu corpo e o seu coração tenderá a ser mais saudável devido aos exercícios.

O nosso sangue é, na prática, o nosso combustível. É com o sangue que o corpo é abastecido de nutrientes e vitaminas. Afinal, ele é o fio condutor de tudo aquilo que é processado e metabolizado pelo nosso organismo. Ou seja, é fundamental que este trabalho aconteça sem interrupções ou desvios, para que tudo chegue no lugar certo, no tempo certo.

A partir disso, podemos considerar a força deste exercício aeróbico (a dança) como uma excelente forma de deixar nosso coração mais saudável em todos os aspectos. Porém, atenção: você precisa se consultar com seu médico cardiologista antes de qualquer início de atividade física, ok? É fundamental entender como seu coração está trabalhando, de maneira a não prejudicá-lo com uma força em excesso.

5 pessoas dançando – Foto: Freepik

Quais são os melhores tipos de música para fazer aula de dança como exercício físico?

Até aqui, já entendemos o poder que a aula de dança tem para estabelecer a saúde do nosso corpo. Porém, você sabe quais seriam as melhores modalidades de dança para obter todos os benefícios mencionados anteriormente? A verdade é que não há uma resposta correta para esta questão. E talvez isto possa ser frustrante para você. Afinal, seria incrível poder ir direto ao ponto, não é mesmo?

Porém, o fato é que não há somente uma modalidade que possa ajudar em diversos quesitos. Mas sim, uma série delas. Ou seja, você não precisa focar somente em um tipo de aula de dança que talvez você nem goste. Dançar, em si, é uma atividade física incrível. Qualquer música, de qualquer forma. Afinal, você estará movimentando seu corpo em prol de algo maior, que é a qualidade de vida no futuro.

Para te ajudar, separamos quatro modalidades de dança que podem se encaixar no seu estilo próprio, de maneira que você ouça as músicas que goste ou mesmo os ritmos que façam o seu corpo querer dançar. Veja:

Falaremos brevemente sobre cada um dos estilos para que você os compreenda de maneira mais ampla. Vamos lá?

Aula de Dança – Cardio dance

Optamos por mencionar o cardio dance como a primeira alternativa, pelo fato de que ele é um estilo de dança que não compreende um ritmo de música. Mas sim, um estilo de treino. Ou seja, você poderá dançar as músicas que você quiser, desde que estipule um tipo de dança/treino que tragam movimentos repetitivos.

Ele é benéfico para tonificar os músculos da região abdominal e melhorar a dinâmica e resistência dos membros inferiores.

Aula de Dança – Zumba

O estilo zumba é um dos tipos de aula de dança que mais cresceram no Brasil. Talvez a zumba tenha popularizado o fato de que dançar é também um excelente exercício físico, e que não precisa ser chato e muito menos entediante praticar atividades saudáveis.

A zumba é um ritmo latino americano, misturando samba e funk. Ele faz mexer o corpo de todas as maneiras, ajudando a queimar calorias e tonificando membros inferiores e superiores. Além disso, é uma ótima alternativa para se distrair e se deixar levar pelo ritmo envolvente.

Veja também: Aulas de Zumba Queima 1.000 calorias por hora

Aula de Dança – Hip Hop

O hip hop é também um dos tipos de aula de dança e é um ritmo que ajuda o seu corpo a acelerar. Principalmente para quem gosta do ritmo e do estilo, dançar hip hop pode ser uma fonte de tonificação de membros inferiores e superiores, de modo que você poderá aprender a apoiar o peso do seu corpo de diversas formas diferentes. E isto, claro, trará muita resistência no médio e longo prazo.

Aula de Dança – Balé

O balé é, talvez, um dos estilos de dança mais difíceis de realizar. Bailarinos profissionais sofrem muito a cada treino, uma vez que o corpo precisa ter uma resistência incrível para cada passo e cada movimento. Consequentemente, quem pratica balé terá a chance de obter todos os benefícios de uma atividade incrível para o corpo.

Mulher dançando com fone de ouvido – Foto: Freepik

Roupa para usar na aula de dança – Quais são as melhores para esta atividade?

E para finalizar o nosso guia completo sobre aula de dança, não podemos esquecer das roupas para a ocasião. As roupas mais indicadas para dançar, são aquelas que deixam o seu corpo confortável e flexível ao mesmo tempo. Você precisará de peças que liberem os seus membros para realizar movimentos e criar elasticidade com o tempo.

Caso você tenha que apoiar mãos, joelhos ou braços no chão, recomendamos que utilize proteções, como luvas ou cotoveleiras. Pelo menos, no início da sua aula de dança, para não se machucar.

Agora é com você. Qual estilo de dança você vai escolher para iniciar a sua aula de dança essa incrível atividade física?

Veja também: Perca Peso Dançando

Separei mais esses conteúdos para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile