Início Dietas e Nutrição Óleo de canola: do smoothie à salada para combater gordura abdominal

Óleo de canola: do smoothie à salada para combater gordura abdominal

canola

Os smoothies chegaram para ficar como opção saudável de bebida refrescante. Feitos com ingredientes congelados ou bem gelados, ele tem uma consistência mais cremosa, parecida com a de um milkshake.

As pessoas que consomem essa bebida ideal para o calor dificilmente pensaram em acrescentar o seguinte ingrediente à mistura: óleo de canola.

Porém, uma pesquisa recente comprovou que adicionar um pouco do ingrediente ao smoothie ajuda na perda de peso. A pesquisa foi publicada na revista Obesity e realizada por cientistas da Universidade Penn State, nos Estados Unidos.

Os 101 participantes tiveram que seguir uma dieta rica em um dos cinco óleos vegetais: milho/cártamo; linho/cártamo e três tipos de óleo de canola (um normal e dois com alta concentração de ácido óleico e DHA)
por quatro semanas.

Depois desse período, eles comeram normalmente por quatro semanas antes de começar uma dieta com foco em um tipo diferente de óleo.

Os pesquisadores registraram que a gordura abdominal era quase 115 g menor naqueles que estava ingerindo canola e alta concentração de ácido oleico (com a maior concentração de gorduras monoinsaturadas saudáveis).

Quando os mesmos participantes passaram quatro semanas com óleo de linho e óleo de cártamo, perderam muito menos gordura abdominal. O mesmo vale para as outras combinações apresentadas.

É preciso observar que todos os participantes já tinham acúmulo de gordura abdominal, por isso a dieta trouxe mudanças bastante notáveis. Para pessoas que não possuem acúmulo de gordura abdominal, as perdas podem ser mais discretas.

Essa pesquisa é uma boa notícias não apenas para quem quer fechar o botão daquele jeans esquecido no armário, mas também para quem precisa muito diminuir a gordura visceral – em excesso é um risco para a saúde cardíaca e ligada à síndrome metabólica e diabetes.

Embora não seja possível “mirar” uma área do corpo para a perda de peso, os ácidos graxos monoinsaturados no óleo de canola parecem preferir a gordura abdominal para fazê-la diminuir. Por isso a indicação é aumentar o consumo de óleo de canola tanto em pratos tradicionais, como batatas sauté e tortas, quando em molhos para saladas e smoothies.

Isso dito, se você está querendo diminuir sua gordura abdominal, aumentar um pouco o consumo de óleo de canola pode ser uma boa pedida. Apenas fique atento para que o item não ultrapasse sua recomendação calória diária.

Separei mais esses conteúdos para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile