Melhor horário para malhar: Saiba qual se encaixa no seu objetivo

U Milena Costa    t 11 de Janeiro de 2018


Há quem diga que sabe qual o melhor horário para malhar, mas essa é na verdade uma grande dúvida. O que acontece é que não existe uma resposta universal para todos. É preciso saber qual o motivo de você estar malhando para descobrir qual o melhor horário no seu caso.

Nem todo mundo tem tempo para malhar no horário mais indicado para seu objetivo, e você não é obrigado a malhar no horário indicado aqui. Mas o melhor é tentar dar uma modificada na agenda para se adequar ao seu melhor horário. Pois esse detalhe realmente faz diferença.

Melhor horário para malhar

Perder peso

A maioria das pessoas malha com o objetivo de perder peso, para essas pessoas o certo é reservar um tempo no fim da tarde para malhar. Nesse horário o metabolismo está começando a desacelerar. Com a atividade física o ritmo do seu metabolismo volta a acelerar.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre estudo que mostra que correr ouvindo música pode causar lesões

O que ajuda na perda de peso, ajudando o corpo a trabalhar melhor na parte da noite, quando estamos mais propensos a engordar. E assim ajudando a chegar no objetivo de perder peso.

Melhor horário para malhar

Aumento da massa muscular

Para quem deseja ganhar massa muscular o melhor horário para malhar é a parte da manhã, pois os níveis de cortisol e insulina estão mais altos pela manhã. Assim a incorporação de proteínas nos músculos é maior, ou seja, crescem mais.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre quais os benefícios do monitor cardíaco

Se exercitar pela manhã, para quem quer aumentar a massa muscular, também ajuda a manter o foco e a rotina. Depois de estar com aquela sensação de bem estar causada pelo exercício, a pessoa se sente mais disposta a manter uma rotina saudável.

Melhor horário para malhar

Maior equilíbrio e disposição

Muitas pessoas querem incluir um exercício físico na rotina para se sentir mais dispostas no dia a dia. E estão certíssimas, para muitas dessas pessoas o exercício não é necessariamente malhar, mas muitas vezes caminhar, correr, andar de bicicleta.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre 5 exercícios que queimam mais calorias que corrida

Ainda assim o melhor horário para essas pessoas é a parte da manhã. Pois se exercitando pela manhã elas conseguem se sentir dispostas ao longo do dia e dormir melhor a noite. Além de conseguir focar melhor nas suas tarefas diárias.

Melhor horário para malhar

Resistência, flexibilidade e força

Para quem se exercita com o objetivo de adquirir resistência, flexibilidade e força, o melhor horário para malhar é a parte da tarde. Durante a manhã a temperatura corporal está mais baixa e estará com menor fluxo sanguíneo.

Isso não é bom para quem deseja adquirir resistência, flexibilidade e força, portanto malhar a tarde é melhor.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre exercício físico no calor ser prejudicial a saúde

Por que não malhar a noite?

Melhor horário para malhar

A noite a maior parte das pessoas está em casa, e é o horário em que as academias costumam estar lotadas. Mas a parte da noite não é o melhor horário para malhar. Afinal, a adrenalina que o corpo produz com a atividade física atrapalha o sono.

Mesmo assim, se a parte da noite for o único horário que você tiver, fazer exercícios constantes mesmo que a noite é melhor que nada. Tente não malhar com pelo menos 2 ou 3 horas antes de dormir.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *