Muita gente se pergunta se treinar na academia após o coronavírus é seguro. E a resposta, claro, é uma só: após o coronavírus, é seguro. Mas enquanto estamos lidando com a pandemia, os riscos sempre estarão muito elevados.
Afinal, não podemos simplesmente associar um baixo número de casos com a eliminação do vírus. Infelizmente, ele está presente entre a gente. Mas, claro, a nossa vida precisa continuar. E frequentar uma academia é, com certeza, uma maneira de proporcionar qualidade de vida no médio e longo prazo para nós mesmos.
E justamente por este motivo, continuar a treinar e a movimentar o corpo é tão importante – mesmo durante a pandemia.
A nossa solução, então, foi treinar em casa ou frequentar espaços abertos longe de aglomerações. Mas alguns tipos de treino, como você sabe, só podem ser feitos na academia. E para quem quer fazer um retorno seguro e planejado, no texto de hoje vamos abordar alguns pontos importantes que tratam justamente deste aspecto.
Portanto, acompanhe para entender se treinar na academia após o coronavírus é realmente seguro ou o que você pode fazer para se prevenir o máximo que conseguir. Vamos lá?
Treinar na academia após o coronavírus – É realmente seguro?
As academias estão reabrindo em todo o país. Em alguns locais, elas já estão funcionando há muito tempo. Em outros, elas ainda estão fechadas ou funcionando de maneira muito limitada.
E por este motivo, muita gente acaba associando a liberação como um sinal de que o coronavírus acabou. Mas, isto não é verdade. Na realidade, o simples fato de uma academia reabrir não significa que você estará seguro ou que poderá treinar como treinava antes. Infelizmente, nossa vida mudou. E enquanto não conseguirmos a imunização, precisaremos tomar alguns cuidados.
É claro que chega um momento que isso tudo se torna insustentável. Afinal, viver de maneira confinada ou sem praticar exercícios não é bom para ninguém. Somos seres sociáveis e viver em sociedade faz parte da nossa vida. Mas, claro, é preciso também que pensemos de maneira racional e sejamos inteligentes ao ponto de tomar todos os cuidados necessários para que possamos, juntos, reduzir os riscos de contágio enquanto não há uma vacina.
Portanto, frequentar uma academia, mesmo que ela esteja aberta, ainda não é 100% seguro. O risco sempre vai existir. E por isso, é fundamental que você redobre seus cuidados e não hesite na hora de seguir a risca os protocolos sanitários que o estabelecimento impor como condição de utilização. A seguir, vamos entender alguns destes protocolos. Continue lendo.
Veja depois: Como Começar a Treinar na Academia – Cuidados, Motivação e Resultados
Treinar na Academia após o Coronavírus: Como se manter seguro na academia após a reabertura
A gente já sabe que treinar na academia após o coronavírus não necessariamente é seguro. Afinal, o vírus ainda está por aí. Porém, existem maneiras de tornar as coisas um pouco mais viáveis e, na prática, um pouco mais seguras. Para isso, existem os chamados protocolos sanitários e de segurança, que são feitos justamente para que haja uma redução na taxa de contaminação.
As academias são ambientes excelentes para a disseminação do coronavírus. Afinal, este é um local em que há uma enorme quantidade de fluídos humanos sendo despejados no ambiente (saliva, suor, etc). Por isso, os cuidados precisam ser ainda mais intensos e redobrados do que seriam, por exemplo, com uma simples ida ao supermercado.
Para te ajudar a entender melhor o que fazer e como fazer, separamos uma lista com alguns pontos que são muito importantes para ajudar a manter em dia a sua segurança e a segurança dos outros. Veja:
- Não frequente academias que não cumprem com os protocolos adequados para conter as contaminações em massa;
- Procure horários com menos pessoas na academia – mesmo que ela já esteja trabalhando com uma lotação controlada;
- Tente treinar de máscara, mesmo que isso possa ser desconfortável em um primeiro momento;
- Não hesite em cobrar a higienização de aparelhos e do espaço em si – A academia precisa se responsabilizar por isso;
- Mantenha o distanciamento social dos instrutores e de amigos que estejam treinando junto com você;
- Jamais leve a mão ao rosto após seus treinamentos ou após entrar em contato com os aparelhos da academia – Higienize-se após cada treino;
- Preferencialmente, troque de roupa ainda na academia – Ao chegar em casa, lave as roupas imediatamente (todas)
- Se possível, continue treinando em casa ou em locais abertos e longe de aglomerações;
É claro que esta não é uma receita mágica nem uma fórmula milagrosa. Afinal, dependemos da ciência para obter uma imunização. Porém, para que tudo fique mais claro, vamos explicar cada um dos tópicos acima a partir de agora. Continue lendo.
Treinar na Academia após o Coronavírus: Não frequente academias que não cumprem com os protocolos adequados para conter as contaminações em massa
O primeiro critério que você precisa levar em consideração para treinar com segurança nas academias durante a pandemia de coronavírus, é o seguinte: não frequente academias que não cumprem com os protocolos sanitários. Evitar estes tipos de locais faz com que você obrigue os proprietários a se adequarem para manter a saúde de todos, e faz com que você reduza as suas chances de contaminação.
Mas e como você pode saber se uma academia está ou não respeitando os protocolos sanitários para frear a pandemia? Infelizmente, você terá de ir até o local e observar os cuidados tomados. Mas um sinal muito claro de que as coisas não estão sendo controladas, é o fator público: se a academia estiver lotada, significa que há um descumprimento dos protocolos sanitários. Afinal, é completamente inviável ter um local lotado de pessoas neste momento em que o mundo está inserido.
Leia depois: Academia na Quarentena – O que considerar?
Treinar na Academia após o Coronavírus: Procure horários com menos pessoas na academia – mesmo que ela já esteja trabalhando com uma lotação controlada
Um dos critérios mais importantes para que possamos ajudar a conter a pandemia de coronavírus, é o fator isolamento social. Quanto maior for a distância para outras pessoas, menos chances teremos de nos contaminar ou contaminar outras pessoas. E para frequentar uma academia com segurança, isto também precisa ser levado em consideração: procure horários em que a academia esteja vazia.
É claro que isto nem sempre estará no seu controle. Afinal, todos nós precisamos trabalhar e temos horários e compromissos a cumprir no dia a dia. O que acaba culminando com que a grande maioria das pessoas tenham um horário semelhante e procurem a academia ao mesmo tempo. Mas, se você tiver alguma flexibilidade na sua rotina, procure usá-la em favor de encontrar uma academia mais vazia.
Treinar na Academia após o Coronavírus: Tente treinar de máscara, mesmo que isso possa ser desconfortável em um primeiro momento
A máscara é um dos símbolos mais clássicos desta pandemia que o mundo está vivendo. Ela se tornou uma extensão da nossa roupa e, hoje, ela é indispensável para frequentar qualquer espaço público ou privado. E, claro, na academia isto não é diferente. Porém, aqui, temos um probleminha: treinar de máscara nem sempre vai ser confortável, infelizmente.
Porém, se você conseguir, treine de máscara, sim. Este filtro entre sua respiração e o ambiente, faz com que o coronavírus seja muito menos invasivo no seu corpo. A máscara não é um escudo protetor intransponível. Mas ela ajuda muito a reduzir a carga viral ou mesmo ela é ideal para evitar a contaminação pelo ar.
E, como você sabe, durante um exercício físico a nossa respiração acelera muito. Com isso, respiramos muito mais ar do que o comum. Logo, as chances de um contágio sempre estarão presentes.
Leia depois: Treinar no Inverno faz bem? É vantajoso?
Treinar na Academia após o Coronavírus – Não hesite em cobrar a higienização de aparelhos e do espaço em si – A academia precisa se responsabilizar por isso
Nós temos um papel fundamental no combate da pandemia no Brasil, que é cobrar os estabelecimentos para o cumprimento das normas sanitárias e de higiene. Portanto, independente da academia que você estiver frequentando, não hesite em cobrar que o local cuide das medidas mais básicas para garantir um pouco mais a segurança das pessoas que estão treinando.
É importante que haja alguém para fazer a higienização dos aparelhos a cada uso, mesmo que este alguém seja você. Cobre da academia algum tipo de processo interno para que haja o cuidado necessário para que todos treinem tranquilos. Evite academias que ignoram estes cuidados.
O simples ato de passar um pano com álcool 70 em todo o aparelho após o uso, faz com que o próximo a usar o aparelho receba ele higienizado, seguro e possa, então, realizar seu treino com mais tranquilidade.
Treinar na Academia após o Coronavírus – Mantenha o distanciamento social dos instrutores e de amigos que estejam treinando junto com você
As medidas de distanciamento social precisam acontecer, independente do local que você está frequentando. E na academia, claro, não é diferente. Pelo contrário, na academia é ainda mais importante que você mantenha distância das pessoas. Afinal, este é um local com uma alta taxa de fluídos no ambiente. E as chances de se contaminar são realmente muito grandes por este motivo. Afinal, o coronavírus é um vírus respiratório: basta que respiremos ele para nos infectarmos.
Então, se você estiver treinando com alguém ou mesmo com um personal trainer ao seu lado, mantenha uma distância segura de pelo menos dois metros. Fazendo isso, com o uso de máscaras e com uma higienização completa dos aparelhos, as chances de contágio são reduzidas. E assim, seus treinos serão muito mais eficientes, inclusive do ponto de vista mental, em que você se sentirá mais confortável em um espaço que esteja cuidado da saúde de todos.
Treinar na Academia após o Coronavírus – Jamais leve a mão ao rosto após seus treinamentos ou após entrar em contato com os aparelhos da academia – Higienize-se após cada treino
O coronavírus é um vírus respiratório e a contaminação pode acontecer através da respiração. Porém, você poderá se infectar também através do contato do vírus com as mãos, uma vez que a mão infectada é levada ao rosto. Neste caso, basta o vírus ter o contato com algum fluído do seu corpo e isto será o suficiente para você eventualmente se contaminar.
Portanto, jamais leve suas mãos ao rosto durante o treino. Mesmo que você esteja usando álcool gel durante as atividades, tente evitar de secar o suor dos olhos ou passar a mão na boca. Para algumas pessoas, este tipo de ação é involuntária. Afinal, ninguém merece treinar com suor nos olhos ou entrando na boca, não é mesmo? Mas, neste caso, a higienização com um papel toalha é a melhor indicação. Todo cuidado é pouco para treinar na academia após o Coronavírus! Lembre-se sempre disso.
Treinar na Academia após o Coronavírus – Preferencialmente, troque de roupa ainda na academia – Ao chegar em casa, lave as roupas imediatamente (todas)
A nossa vida mudou da noite para o dia. O coronavírus fez com que todos nós tivéssemos que mudar a nossa rotina de alguma forma. Seja trabalhando em casa, seja evitando a presença de amigos na sua casa ou seja indo no mercado apenas quando necessário. Além disso, nós estamos cuidando muito mais da nossa higienização do que cuidávamos antes. Agora, tudo precisa ser com mais cuidado. E um destes cuidados é, inclusive, com nossas roupas, por isso devemos realmente saber se treinar na academia após o Coronavírus é seguro
Depois que você terminar de treinar, troque de roupa ainda na academia. E chegando em casa, lave imediatamente suas roupas de treino (e as que estiver usando para sair da academia). Depois, vá direto para o banho. Isto fará com que você reduza drasticamente as chances de contágio através de roupas contaminadas.
Treinar na Academia após o Coronavírus – Se possível, continue treinando em casa ou em locais abertos e longe de aglomerações
E por fim, vale sempre lembrar: se possível, continue treinando em casa ou locais que não haja aglomerações. Treinar na academia após o coronavírus não é 100% seguro. Embora você possa tomar todos os cuidados para que o contágio não aconteça, não há uma garantia de que todos estes métodos serão o suficiente. Afinal, o vírus é invisível e silencioso. O que faz com que estejamos em uma desvantagem muito grande.
Veja nosso guia de como treinar em casa na quarentena caso ainda não esteja seguro ou segura de sair e cuide-se!