Você já pensou em praticar exercício com cachorro? Muitas vezes ficamos dias pensando em como começar uma atividade física para sair do sedentarismo ou buscamos o treino tendência para queimar mais calorias, mas esquecemos de uma possibilidade incrível que está bem ao nosso lado: o nosso cão de estimação! Sim, você pode praticar exercícios com cachorro e esta é uma ótima alternativa, inclusive, para não desistir ou enjoar logo nas primeiras semanas.
O nosso melhor amigo é um parceiro e tanto para que possamos desenvolver atividades com um ânimo mais alto. Afinal, tudo se torna mais divertido na presença deles. E no texto de hoje, vamos entender como você pode começar com isso de uma forma simples (sem inventar treinos mirabolantes) e sem prejudicar o seu cão.
Continue lendo para entender tudo para você praticar exercício com cachorro. Vamos lá?
Praticar exercício com cachorro – Podemos extrair benefícios de uma atividade ao lado de nosso melhor amigo?
A resposta é: com certeza! Podemos praticar exercício com cachorro, sem dúvidas. Afinal, há aqueles dogs que ficam só esperando a hora de o tutor chegar em casa para poder dar aquela saidinha básica para se alongar, fazer as necessidades e pegar um pouco de ar fresco na rua. Pensando nisso, por que não unir o útil ao agradável?
Pelo simples fato de sair para caminhar com seu cachorro, você já estará gastando energia e, claro, contribuindo para a saúde do seu corpo. E para quem é sedentário ou passa o dia inteiro no escritório sem tempo para movimentar o corpo, esta simples atividade já é um passo muito grande rumo a uma saúde mais em dia lá na frente.
Porém, se você quiser, saiba que poderá avançar um pouco nesta ideia e transformar as saídas para passeios, em atividades com maior grau de dificuldade. Aumentando, assim, o seu gasto de energia e queimando muitas calorias. É uma excelente alternativa para quem busca emagrecer, mas não quer ir para academia, por exemplo!
E para te ajudar, separamos um guia com alguns aspectos importantes na hora de pensar no treino com seu cãozinho. Veja:
- Os treinos aeróbios serão os mais indicados – Corrida, caminhada, passeios, natação;
- Não obrigue o cachorro a acompanhar o seu ritmo, caso seu condicionamento físico esteja superior ao dele;
- Começar com aquecimentos no pátio de casa ou um parque pode ser uma excelente ideia para não queimar a largada;
- A hidratação é importante para você e para seu melhor amigo;
- Se você é ciclista e quer dar um passeio acompanhado, seu cão pode ser um ótimo parceiro – Mas nunca exagere;
- Pensando ao contrário – Você acompanhando o ritmo do cachorro;
Você e seu melhor amigo estão prestes a iniciar uma rotina muito saudável para ambos. E para entender todos os tópicos acima (e quem sabe já planejar o primeiro treino), acompanhe o aprofundamento a seguir.
Praticar exercício com cachorro – Os treinos aeróbios serão os mais indicados – Corrida, caminhada, passeios, natação
A primeira ideia que podemos levar em consideração para praticar exercício com cachorro, é o fator aeróbico. Sim, esta será a modalidade de treinos que você mais fará ao lado do seu melhor amigo, uma vez que os aeróbicos estão diretamente ligados as atividades convencionais: corrida, caminhada e passeios em geral.
Então, se você corre na rua, por que não considerar a presença do seu cachorro? Ou, se você treina em academia e corre na esteira, por que não considerar correr na rua, ao ar livre, junto de seu dog? Esta é uma ideia incrível que consegue unir o útil ao agradável, uma vez que praticar exercícios é importante e a companhia, claro, pode fazer toda diferença.
No entanto, há ainda outros tipos de treinos aeróbicos que você pode fazer para praticar exercício com cachorro, como natação ou esportes aquáticos em que o cão não tenha medo ou tenha um bom desempenho físico.
Praticar exercício com cachorro – Não obrigue o cachorro a acompanhar o seu ritmo, caso seu condicionamento físico esteja bom
Quando pensamos em praticar exercício com cachorro, não podemos esquecer de maneira nenhuma que o cão não é uma máquina. Assim como nós, eles também têm um limite. E se o seu condicionamento físico estiver em dia e o do seu cão nem tanto, jamais force ou obrigue ele a treinar no seu ritmo. Afinal, o animal não sabe dizer “chega” e, por isso, ele poderá ter lesões musculares e até cardíacas.
Neste caso é importante que você tenha, inclusive, um cão com porte físico que seja propício a treinos ou exercícios externos. Há raças de animais que não conseguem ter um bom desempenho e podem sofrer demais, como o caso do Pug, que possui a respiração muito limitada e, por isso, ele não vai se sentir bem com os treinos.
Diferente de um cão de grande porte, como o Labrador, que adora fazer parte do dia a dia ativo de seu tutor. Mas, de qualquer forma, ele também tem um limite e você precisa respeitá-lo.
Praticar exercício com cachorro – Começar com aquecimentos no pátio de casa ou um parque pode ser uma excelente ideia para não queimar a largada
Esta é uma dica que está totalmente relacionada com a dica anterior, que é: comece aos poucos a praticar exercício com cachorro. Principalmente se você nunca treinou com seu cão ou até mesmo você esteja iniciando as atividades agora, saiba que dar um passo de cada vez é o que trará a longevidade e o longo prazo (tão importante) no seu exercício físico.
Então, aproveite o pátio da sua casa ou mesmo algum gramado em um parque, para começar a condicionar seu cachorro aos poucos. Faça brincadeiras de buscar a bolinha ou o galho. Estas corridas darão uma vitalidade muito grande ao pet que, aos poucos, poderá partir para atividades maiores.
Outra forma de dar um bom passo inicial, é iniciar com aquecimentos. Isto é fundamental antes de sair de casa. Tanto para você, quanto para o cachorro. Afinal, é no alongamento que você estica seus músculos e evita diversos tipos de lesões.
Veja também: O que é Alongamento? É realmente importante fazer?
Praticar exercício com cachorro – A hidratação é importante para você e para seu melhor amigo
Não podemos esquecer, nunca, da hidratação. Beber muita água ou ingerir alimentos que ofereçam hidratação para o nosso corpo é tão importante quanto qualquer treino ou dieta. Sem água, não sobrevivemos. É a água que faz com que nosso organismo possa trabalhar e levar nutrientes de um lugar para o outro – e durante um exercício físico, isto é mais do que importante.
E o mesmo vale para seu cão. Hidrate ele muito bem e, de preferência, sempre leve água junto aos treinos, podendo oferecer ao cachorro em momentos específicos. Um fator que ajuda o cão a se desidratar, é a temperatura e o horário dos treinos. Jamais faça treinos em horários desconfortáveis no verão ou inverno. Estas extremidades de temperaturas fazem o cachorro sofrer muito.
Opte sempre por horários em que o sol já não está mais tão forte. No verão, praticar exercícios a noite pode ser uma ótima ideia. Afinal, o cachorro gastará energia em um horário com temperaturas amenas e poderá dormir mais tranquilo ao chegar em casa.
Veja também: Roupa para correr no inverno – Como escolher?
Praticar exercício com cachorro – Se você é ciclista e quer dar um passeio acompanhado, seu cão pode ser um ótimo parceiro – Mas nunca exagere
Você já pensou que seu cachorro pode acompanhar, inclusive, seus treinos de bike? Pois é, ele pode! Tudo que você precisa fazer, é começar aos poucos e ir acostumando ele a correr do seu lado – com ou sem coleira, dependendo do espaço que estiver treinando e do adestramento que o animal tiver.
Nem precisamos mencionar a importância de respeitar a velocidade do cão, de forma a dar uma margem de segurança para o fôlego dele, não é mesmo? Principalmente se você levar seu cão com uma coleira, jamais ande rápido demais. Afinal, qualquer inconveniente poderá fazer o cachorro se machucar e sofrer – seja um tropeço ou seja a falta de fôlego.
Neste caso, a raça também importa. Cães de pequeno porte vão ter que gastar muito mais energia e precisarão movimentar as patas em um número de vezes muito maior do que um cão de grande porte.
Praticar exercício com cachorro: Pensando ao contrário – Você acompanhando o ritmo do cachorro
Até aqui, entendemos que praticar exercício com cachorro é uma excelente ideia e também entendemos que precisamos respeitar os limites do animal. Mas, e se pensarmos ao contrário: ao invés de fazer o cão nos acompanhar, por que nós não acompanhamos o cão?
Esta é uma excelente alternativa para quem busca um treino mais “divertido”, com foco em um gasto de energia elevado. Afinal, nem sempre vai ser fácil seguir o nosso cachorro. E por isso, esta é uma boa ideia de quebrar a rotina e fazer um treino diferenciado.
Sempre respeite os limites do seu corpo e sempre busque ajuda profissional para entender como anda a sua saúde antes de qualquer atividade física, principalmente praticar Exercício com Cachorro, ok? E, claro, aproveite a parceria com seu cão!