Os suplementos alimentares fazem parte da dieta da grande maioria que optou por ganhar músculos através dos aparelhos das academias. É muito comum ver pessoas tomando o whey protein depois de uma atividade física intensa. Mas é preciso ficar atento a marca que você consome, pois recentemente a Anvisa proibiu mais de 20 marcas desse suplemento porque as informações contidas nos rótulos não batiam com a real composição do produto. A grande adesão do whey é por causa da forma prática que se encontra em obter grande quantidade de proteína, essencial para regenerar a fibra muscular após o exercício intenso.
Os resultados são rápidos. Com poucas semanas já é possível ver a diferença, principalmente se você usa uma fita métrica para acompanhar o seu desempenho todos os dias. O suplemento, de alto valor biológico, é constituído basicamente de uma proteína, a caseína, extraída do soro do leite, mas também encontra-se na sua fórmula carboidratos e gorduras em porções mínimas. As moléculas dessas proteínas são muito pequenas, aumentando a velocidade da sua absorção. Por isso ela deve ser consumida logo após o treino para que o organismo tenha a seu dispor grande quantidade de proteína para começar o processo de reestruturação da fibra muscular e criar a tão desejada hipertrofia.
Veja qual a melhor marca de Whey Protein.
O processo da hipertrofia
Você sabe de que maneira o músculo cresce? Muitos acreditam que ocorre apenas um inchaço muscular, o que está completamente errado. Quando utilizamos os nossos músculos para fazer trabalhos muito intensos, como na musculação, em certo momento, a exigência de força é muito grande pra ele e começam a acontecer pequenos rompimentos das fibras musculares chamados de microlesões. Como tudo num organismo saudável, a tendência é ocorrer uma regeneração da fibra, ou seja, um processo de cicatrização. Assim, novas fibras começam a se formar em cima do lugar lesionado com o intuito de unir as partes separadas. Essa nova formação de fibras é que causa o efeito da hipertrofia muscular que tanto se deseja. Por isso a frase tão famosa: “no pain, no gain”, traduzindo, “sem dor, não há ganho”.
Veja também quais as marcas de Whey Protein proibidas.
Precisamos de suplementos?
Para quem vai para a academia todos os dias e toma o seu whey sempre que chega em casa, essa pergunta parece ridícula. Mas, ainda não há um consenso formado entre os cientistas de que o suplemento é realmente necessário. A maioria dos profissionais de saúde defende que o melhor é adquirir esse nutriente diretamente da alimentação, mas com a vida corrida que temos hoje, é quase impossível considerar todos os detalhes de uma boa alimentação.
Por exemplo, nós precisamos, normalmente, 1 a 1,2 gramas de proteína para cada quilo. Para quem deseja aumentar a massa muscular, o ideal é consumir cerca de 1, 2 a 1,4 gramas por quilo. Aí você me pergunta como medir isso? Seria necessário você ter uma balança na sua casa para ter a certeza de que está consumindo a quantidade certa de cada nutriente por dia. Dois filés de frango grelhados por dia seriam o suficiente para satisfazer essa necessidade. Para alguns, isso pode parecer uma verdadeira chatice, mas fechar os olhos para esse detalhe faz toda a diferença se você realmente quiser ver resultados rápidos e satisfatórios.
Conheça nossa dieta paga ganhar massa muscular.
Porque tomar Whey Protein
Se apenas com a alimentação nossas necessidades diárias são satisfeitas, porque tomar suplementos? Segundo alguns cientistas, ingerir proteína de maneira fracionada durante o dia não é a melhor maneira de absorver esse nutriente no caso dos praticantes de musculação. Quando chegamos da academia, o ideal é que tenha uma grande oferta de proteína imediata para o músculo. Se, ao invés do suplemento, formos ingerir carne, a disponibilidade do nutriente vai demorar para acontecer e o processo de regeneração da fibra muscular pode não ser tão eficiente quanto o desejado. O ideal é ingerir porções de, no máximo, 20 a 30 gramas de proteínas por vez, além dessa quantidade o corpo não utiliza e pode provocar cálculo nos rins.
Efeitos adversos do Whey Protein
Quem já tem algum tipo de problema renal, não deve começar a consumir o whey protein sem uma orientação médica primeiro. O fato de não precisar de receita médica para consumir o suplemento acaba trazendo alguns problemas para a população, que não tem certeza do quanto de fato, está ingerindo em nutrientes. Quando a Anvisa realizou os testes com as 20 marcas, 19 delas apresentaram um valor com diferença de até 20% entre o rótulo e a quantidade real de nutrientes no produto. Apenas a marca 100% Pure Whey da Probiótica Laboratórios Ltda passou no teste com louvor.
Quer comprar Whey Protein com o melhor preço do mercado? Com segurança e agilidade na entrega? Clique no botão abaixo:
Boa noite
Tenho 179 alt, 75 kg. Tomo whey 100% isolado optimum e bcaa em pó.
Gostaria de definir os músculos, me disseram que o whey certo seria o hidrolisado pois preciso de carboidrato. Continuo no mesmo ou mudo?
Kleber, se o teu intuíto é definir, você precisa reduzir a quantidade de gordura corporal. Para fazer isto basta estabelecer um déficit calórico que o seu corpo naturalmente vai ir eliminando as gorduras e deixando o músculo mais exposto.
Já o Whey é uma proteína, serve para criar mais músculos, ele vai fazer com que toda essa “definição” não esteja encima de um chassi de grilo.
Minha recomendação é a seguinte, se você não é um Bodybuilder Pro, com uma sacolinha especial para esteróides na mochila. Tome whey concentrado, vai economizar no teu bolso e vai dar o mesmo resultado. E se você não é um powerlifter que ergue 2 vezes o próprio peso no supino, esse teu BCAA também é um desperdício, pois provavelmente teu treino não é tão intenso que o BCAA presente no Whey não seja suficiente.
Se tu quer resultados a formula é a seguinte Treino Intenso + Comida de qualidade + bastante Sono.
O resto é mito pra tu gastar dinheiro. Eu ergo mto mais peso que os anormal que metem JAck3d antes do treino. E não corro risco de infartar.
Todo praticante de atividade física com estimulo do processo de hipertrofia que se considere ativo (4x por semana), deve ingerir um whey protein, não só pela recuperação pós treino, mas acho que é muito valido por saúde!
O único cuidado é não escolher uma proteína que seja 80% de farinha de trigo como muitas marcas enganadoras do mercado!
Eu tenho 172 de altura peso 58 kg o q fazer pata ganhar peso em poico tempo e cpmp?
Boas preciso de ajuda -treino 3 a 4 vezes por semana
vou tomar creatina todos os dias;
só nos dias de treino no final do treino tomo whey protein;
será q vou enveluir bem assim?
Queria muito saber quanto tempo o wey protein fica no organismo, pq de vez em quando eu tomo, e depois d umas 4 ou 5 horas eu vou pro banheiro. desde ja agradeço!!
Peso 44kl e tenho 1.56 de altura… irei começar a malhar esse mês e queria um paltite de que suplemtento tomar,pois quero ganhar massa.( me acho fininha) pensei em tomar wey protein… o que me sujerem???? desde já agradeço quem responder!
oiiiiiiiii… boa tarde!
gostaria de saber o seguinte estou malhando faz um mês, mas sou praticante de corrida, bicicleta e depois que eu entrei na musculação emagreci bastante e queria saber se posso tomar uma proteína, meu metabolismo é muito acelerado…
altura 1,72
peso 64,470
obrigada pela atenção!
posso tomar o whey no primeiro mês de academia?