Crossfit: quem pode fazer?

U Marcos A.    t 7 de março de 2016


O crossfit é uma modalidade de treino que virou uma verdadeira febre entre os praticantes de exercícios físicos. Combinado com o treino de musculação é uma excelente forma de manter os músculos bem definidos e queimar uma boa parte da gordura.

Saiba tudo o que você precisa sobre o Crossfit.

Crossfit: quem pode fazer?

Ele é um tipo de treinamento intenso, que exige muito preparo físico logo no primeiro dia e que combina vários movimentos de uma só vez. Como se pode perceber, não é o tipo de modalidade física que pode ser realizado por iniciantes, por exemplo. Portanto, antes de embarcar nos treinos da moda, faça uma boa pesquisa.

Por que só algumas pessoas podem fazer crossfit?

Antes de mais nada você precisa saber que o crossfit é um treino patenteado, ou seja, apenas pessoas e estabelecimentos credenciados estão aptos a oferecer esse tipo de treino. Pelo menos, é a assim que deveria ser, mas nós sabemos que aqui no Brasil, para tudo se dá um “jeitinho”.

Crossfit: quem pode fazer?

O crossfit foi inspirado no treinamento dos fuzileiros navais americanos e também nos policiais da SWAT com o objetivo de trabalhar todo o corpo e melhorar as habilidades funcionais. As competições foram criadas como forma de motivação para os soldados do exército americano.

As contraindicações para alguns grupos

O primeiro ponto a ser observado é que o Crossfit foi baseado em um dos melhores treinamentos do mundo. Portanto, seria até ingenuidade da nossa parte pensar que iniciantes, sem nenhum tipo de preparo físico podem fazer esse tipo de treinamento. É claro que é possível fazer os exercícios de maneira gradual, afinal de contas, um bom professor sabe como guiar o seu aluno.

Crossfit: quem pode fazer?

O segundo problema do Crossfit e que é bastante apontado é o fato de gerar várias lesões. Numa pesquisa realizada com 56 participantes, 16% apresentavam lesões, sendo que 71% destas eram por conta da prática do Crossfit. O mais interessante dessa pesquisa é que ela não foi realizada com a finalidade de analisar as lesões dos indivíduos participantes.  As partes do corpo mais envolvidas foram ombro, braço, cotovelo e coluna.

Descubra como prevenir as principais lesões musculares do esporte.

Crossfit: quem pode fazer?

Essa situação pode ser bastante agravada num iniciante. Mas, por que o Crossfit causa tantas lesões? Porque estamos falando de exercícios repetitivos e de alta intensidade. Por exemplo, o nosso joelho não possui a fisiologia necessária para suportar 100 agachamentos em um único dia.

Além disso, o Crossfit não trabalha com um processo de fortalecimento muscular inicial como é recomendado que se faça. Uma pessoa sedentária precisa preparar os seus músculos para serem treinados e aguentar a série de repetições, a carga que será imposta e a intensidade dos treinos.

Trabalho com o core

Crossfit: quem pode fazer?

O levantamento terra, arranque e outros movimentos que tenham a coluna como ponto de equilíbrio precisam de um trabalho intenso. A região do core (coluna lombar e região abdominal) precisam ter os seus músculos fortalecidos. Uma das partes do corpo que mais sofre com exercícios intensos é a coluna, se não estiver preparada.

Concluindo

O Crossfit não é o tipo de exercício que não pode ser feito sem um preparo físico prévio. Assim, para aqueles que estão numa vida sedentária, o ideal é realizar o fortalecimento muscular para só depois inciar o Crossfit. Lembre-se de se certificar que o estabelecimento escolhido é realmente licenciado e com profissionais capacitados.


Uma resposta para “Crossfit: quem pode fazer?”

  1. Alice Blogueira disse:

    Boa tarde

    Curti muito esse blog.

    Beijos!

    Shame On You da Intelimax IQ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *