Intensifique a sua corrida e melhore os resultados

U Marcos A.    t 5 de novembro de 2015


Praticar corrida é uma das formas mais fáceis e baratas de manter a saúde em dias. Ela fortalece os músculos, melhora o sistema cardiorrespiratório, ajuda na memória e também melhora a qualidade do sono. Além de tudo isso, ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade e também auxilia na briga com a balança fazendo você perder peso, ou pelo menos, mantendo o que você já tem.

Apesar de parecer algo extremamente simples, o nosso corpo é bastante complexo e nada é tão fácil quanto parece quando o assunto é emagrecimento. A primeira coisa que você precisa fazer é mudar os seus hábitos alimentares.

Intensifique a sua corrida e melhore os resultados

É muito comum chegar da corrida morrendo de fome e atacar o primeiro pedaço de chocolate que você ver pela frente. O ideal é ter sempre um sanduíche natural pronto ou então uma bela salada esperando por você. Correr e continuar com as escolhas ruins na alimentação não fará muita diferença.

Como perder peso correndo

Regra básica: o gasto calórico deve ser menor que o consumo. Para perder peso essa regra deve ser seguida, portanto, o melhor é procurar um nutricionista para que ele te passe uma dieta baseada na prática dessa atividade física. Se comemos mais do que precisamos, essa quantidade extra de calorias é armazenada na forma de gordura e acaba se tornando aquela gordura localizada que todo mundo odeia. Para se ter uma ideia, 3.500 calorias a mais se transforma em 450 g de gordura.

Intensifique a sua corrida e melhore os resultados

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que o processo de emagrecimento saudável é lento. É possível também fazer uso de substâncias que aceleram o metabolismo, chamadas de termogênicos. Porém, dependendo da quantidade de peso que você precisa perder, isso pode durar semanas ou meses.

A adaptação do nosso corpo

Infelizmente, a corrida é muito parecida com a musculação. É preciso sempre ir mais além para ter ganhos, ou neste caso, perda de peso. Correndo sempre no mesmo ritmo o nosso organismo entra em adaptação e passamos a gastar menos calorias do que no início. Assim, você precisará aumentar o ritmo gradualmente se quiser alcançar a sua meta.

Potencialize a sua corrida

Corrida intervalada

Intensifique a sua corrida e melhore os resultados

No mundo dos exercícios físicos, cada vez mais se fala sobre esse tal processo de adaptação. Uma forma muito boa de driblá-lo é investir na corrida intervalada. Bons exemplos são o treino HIIT (para exercícios aeróbicos) e o treino HIRT (musculação), os dois são chamados de treino intervalado de alta intensidade.

O segredo aqui está em não permitir a adaptação do corpo durante os treinos e variar o ritmo dos exercícios. Por exemplo, você pode realizar explosões ou, neste caso, corridas de tiros quando há disparos de 20 a 30 segundos durante a corrida. Nesse momento você deve correr o máximo que o seu corpo suportar durante esse intervalo de tempo e descansar logo após. É a forma mais eficaz de perder peso.

Descubra se apenas correr é o bastante para ter uma vida saudável.

O calçado

Intensifique a sua corrida e melhore os resultados

Essa parte passa despercebida para muitos, principalmente entre aqueles que não tem nenhum tipo de informação ou onde buscá-la. Existem tênis apropriados para corrida que têm como objetivo principal reduzir o impacto nas articulações. Para isso, oferecem um importante sistema de amortecimento.

Como escolher o tipo de calçado para a corrida.

Muitos optam por comprar um calçado comum por causa preço um pouco mais salgado se comparado a um específico para corridas. Porém, o barato pode sair caro. É muito comum, principalmente com corredores iniciantes, serem acometidos de lesões no joelho e o tratamento costuma sair muito mais caro do que um tênis com um bom amortecimento.

Adicione pesos

Intensifique a sua corrida e melhore os resultados

Essa dica aqui é para aqueles que já estão mais avançados na corrida, principalmente por conta de uma possível lesão. Você pode adicionar caneleiras durante as corridas para aumentar o esforço e assim, consumir mais calorias. Comece com caneleiras de baixo peso como as de 0,5 kg em cada perna e depois vá aumentando gradativamente.

Coma antes

Infelizmente, muitas pessoas ainda acreditam no mito de que ir praticar atividades físicas com a barriga vazia intensifica o gasto calórico. Outra regra importante: o corpo sempre tende a armazenar energia. Portanto, ao correr de barriga vazia o seu organismo vai reduzir a perda calórica por entender que há uma escassez de recursos. O interessante é ingerir carboidratos complexos antes como aipim, batata-doce e outras raízes.

Veja quais são os alimentos ideais para quem pratica corrida.


Deixe uma resposta